Publicado em: 21/03/2013 às 09:00hs
De 03 a 05 de abril, o Centro Experimental de Manejo, instalado na Fazenda Arca de Noé (Guairaçá-PR), sedia o primeiro curso de manejo racional de bovinos aberto ao público.
Com aulas teóricas e práticas, o curso abordará o tema bem-estar animal desde sua importância econômica em animais de produção, normas e diretrizes internacionais, exigências mercadologias a princípios de comportamento animal para o manejo e infraestrutura necessária para um manejo racional. Os participantes terão a oportunidade ainda de assistir um embarque real de animais para o frigorífico e fazer o acompanhamento dos dados do abate desses animais.
“O tema bem-estar animal está cada vez mais em pauta seja por exigências da União Europeia seja pelo interesse maior do consumidor em saber em quais condições foi produzido o alimento que ele consome. Por isso, é de fundamental importância que quem está ligado à atividade pecuária de alguma forma, seja como empresário ou na lida com o gado, tenha conhecimentos sobre bem-estar animal e manejo racional”, afirma o instrutor do curso, Renato dos Santos, que possui mais de 30 anos de atuação como veterinário de campo, é consultor em manejo racional e traz no currículo treinamentos ministrados em diversas fazendas, além de palestras sobre os impactos econômicos do bem-estar animal na atividade pecuária, ministradas em alguns dos mais importantes eventos do país.
As inscrições para o curso custam R$ 500,00 e incluem apostila e almoço para os três dias. O valor não inclui hospedagem e jantar. Para participantes de regiões distantes que fiquem hospedados em Paranavaí será providenciado o deslocamento de ida e volta para a fazenda.
Para se inscrever, envie um email para: cem@beckhauser.com.br
Sobre o CEM
O CEM - Centro Experimental de Manejo Racional - nasceu de uma parceria entre a Beckhauser Troncos e Balanças, o Frigorífico Argus e a Fazenda Arca de Noé, com a proposta de ser uma fazenda modelo, espaço de treinamento, formação e de experimentação de novas tecnologias, criado para fomentar a pecuária de qualidade e de resultado.
Um curral modelo, projetado de acordo com padrões internacionais de manejo racional, é o espaço para a realização das aulas práticas do curso, onde os alunos podem visualizar exemplos de cuidados com a infraestrutura que impactam diretamente no manejo com o gado, além da oportunidade de visualizar a diferença proporcionada por diferentes tipos de contenção para os resultados do manejo, e aplicar os conceitos aprendidos na teoria no manejo real com animais no curral.
Para as aulas teóricas, o curral do CEM conta com um mezanino com sala de aula equipada com projetor e que possibilita a visualização de imagens em tempo real do manejo no curral, através de um sistema de monitoramento com 16 câmeras instaladas para o acompanhamento de todo o trajeto do gado dentro do curral.
PROGRAMAÇÃO
Curso de manejo racional de bovinos – 03 05 de abril de 2013
1. Apresentação do CEM
2. Teórico (2 dias)
A) Importância econômica do bem-estar em animais de produção
Definição e conceitos de Bem-Estar
Realidade brasileira quanto às normas e diretrizes de Bem-Estar
A importância do Consumidor / Mercado
Qualidade de matéria prima
Indústria frigorífica: critérios de avaliação
O que é Manejo Racional
A importância de se conhecer o Bovino
B) Conhecendo o Bovino: princípios de comportamento animal para o manejo
C) Infraestrutura para pecuária
A Contenção
- Coerência e adequação ao manejo de cada atividade: modelos de contenção
- Ferramentas e uso correto: tronco de contenção
O Curral
- Planejamento / projeto
- Composição
- Manejo racional
D) Aplicação de medicamentos
E) Bem-Estar Humano: importância e consequências (Rosangela Butsev - Terapeuta Ayuverda)
F) Manejo Racional:
Parte 2 – Prática (1 dia)
Fonte: Attuale Comunicação
◄ Leia outras notícias