Outros

Criadores de Senepol participam da 40º Exposul

Os animais fazem parte de plantéis dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul


Publicado em: 08/08/2012 às 09:50hs

Criadores de Senepol participam da 40º Exposul

Três criatórios de gado Senepol estão expondo mais de 20 animais da raça na 40º Exposição Agropecuária Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul) que acontece desde sábado (4) e vai até o próximo domingo (12) em Rondonópolis/MT. Os animais fazem parte de plantéis dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“A Exposul é uma das maiores feiras do Brasil. E o gado Senepol vem ganhando espaço na bovinocultura por causa de suas surpreendentes características, como o fácil manejo e a excelente produtividade”, afirma Rodrigo Matos, gerente da Senepol Água Limpa, situada em Itiquira/MT.

Dos animais que estão na 40º (Exposul), alguns se destacam. É o caso do touro AGL 700, campeão da 1º edição da Prova de Avaliação de Desempenho de animais da raça Senepol (Pads) realizado em 2011 pelo Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol em pareceria com a Embrapa – Programa Geneplus.

“O AGL 700 foi o que apresentou os melhores índices de desempenho entre os animais que ficaram confinados. Ele continuará participando do Pads em 2012 e passará por teste de progênie”, explica Matos.

Outro animal presente da Exposul é o touro Fênix, da Senepol Luar, do criador Adilson Rech, de Camapuã/MS. Rusticidade, porte e precocidade são as principais características presentes neste touro.

A RRA Senepol, do pecuarista Apparicio Neto, está expondo dois touros que apresentam ótimas características do gado Senepol, beleza, produtividade, resistência entre outros adjetivos destes animais que representam bem aquilo que espera da raça.

Estes animais podem ser apreciados pelo público da Exposul no 1º pavilhão do Parque de Exposição.

A raça Senepol – Chegou no Brasil no ano 2000. É fruto do cruzamento, realizado há mais de um século nas Ilhas Virgens, no Caribe, do Red Poll, inglês, com a N’ Dama, africano. Um dos principais resultados da mistura foi aliar características como precocidade sexual, aptidão materna e qualidade de carne adaptada ao clima tropical Tem pele vermelha, é mocho (desprovido de chifres), porte médio, é dócil, apresenta facilidade no manejo e sua carne é muita macia.

Mais informações pelo telefone (66) 3421-4220/ 9986-0733.

Fonte: Assessoria de Imprensa 40º Exposul

◄ Leia outras notícias