Publicado em: 23/08/2012 às 10:30hs
Aconteceu no dia 20 de agosto, no auditório da Dow AgroSciences, no edifício Rocheverá, em São Paulo, a coletiva de imprensa sobre o Rally da Pecuária 2012, dando a largada para a expedição mais importante da pecuária brasileira.
Goiânia será o ponto de partida da Equipe 1 do Rally da Pecuária 2012, que tem como objetivo levantar e avaliar as condições das pastagens e das fazendas de pecuária no Brasil. O foco da expedição é avaliar índices zootécnicos e a qualidade das pastagens brasileiras. O projeto é uma realização da Agroconsult e Bigma Consultoria e conta com o patrocínio da MSD Saúde Animal como única empresa brasileira do segmento de saúde animal.
A expedição vai percorrer 45 mil km, passando por nove estados brasileiros, e vai avaliar 800 mostras de campo e aplicar 1200 questionários. Ao todo serão 100 visitas a produtores rurais e 11 eventos regionais, com público estimado de 2.500 pessoas.
Vilson Antonio Simon, Diretor Presidente da MSD Saúde Animal, afirma que esse formato de ‘senso’ é muito relevante para a empresa de saúde animal, pois os técnicos identificarão quais são os gargalos da pecuária de corte que limitam os ganhos de produtividade e, assim, analisarão onde estão as oportunidades para que o rebanho seja mais saudável, melhorando a produção de carne. “Somos patrocinadores desse importante projeto para, além de reforçar a nossa marca, tornar a MSD Saúde Animal a Parceira de Eleição da Pecuária Brasileira”.
Alexandre Alves, Diretor da Unidade de Negócios de Ruminantes da MSD Saúde Animal, acredita que o principal objetivo do Rally da Pecuária 2012 é preencher lacunas, através de informações que não estão disponíveis e que possibilitem a melhoria da base estatística da pecuária nacional. “Será mais uma avaliação qualitativa do que quantitativa, pois um dos maiores problemas do setor é a falta de dados e informações de qualidade. Através desta iniciativa, poderemos planejar nossas ações com maior exatidão, atendendo às necessidades de nossos clientes bem como identificando as oportunidades que o mercado oferece”, finaliza.
Com as informações coletadas durante a expedição será montado um banco de imagens e dados de campo para elaboração de um mapa de ocupação e degradação das pastagens brasileiras por meio de imagens de satélites. Também será feita avaliação da qualidade das pastagens amostradas pelo Rally com indicação do seu nível de degradação.
Os níveis tecnológicos e o manejo utilizado na pecuária nacional também serão avaliados e os resultados serão disponibilizados na coletiva de encerramento do Rally da Pecuária, que acontecerá em meados de outubro, com lugar e data a serem definidos.
Fonte: Alfapress
◄ Leia outras notícias