Publicado em: 20/04/2012 às 14:20hs
O Circuito Feicorte NFT realizou nos últimos dias 18 e 19 de abril a terceira etapa na cidade de Goiânia. A exemplo das duas primeiras (Cuiabá e Salvador) foram dois dias de integração, negócios e intensa troca de informações entre pecuaristas, indústria e palestrantes.
Após três eventos realizados, o Circuito Feicorte NFT já reuniu cerca de 3 mil participantes que representam 15 milhões de cabeças de gado. Realizado pela Feicorte (maior evento da cadeia pecuária de corte do mundo) em parceria com a NFT Alliance (aliança de marketing cooperativado do agronegócio), o Circuito foi criado sob o formato de feira de negócios integrada a uma programação de workshops, com a proposta de levar informação para o produtor e fomentar o relacionamento entre indústria e pecuaristas.
Em Goiânia, um dos destaques ficou para a qualificação do público, que veio ao evento em busca de novidades apresentadas tanto pelas empresas expositoras quanto pela programação de palestras. Hudson de Castro, gerente nacional de bovinos de corte da Nutron, afirmou que a prospecção de negócios durante esta etapa superou as expectativas. "O contato com o pecuarista goiano foi excelente, gerando uma previsão de fechamento de negócios importantes para a empresa"' afirmou.
O produtor Vicente Muniz Carvalho, da Fazenda Esplanada (Aruanã), destacou como altamente positivo a troca de informações comerciais que o Circuito Feicorte NFT proporcionou. "Estar em contato direto com o fornecedor é muito importante para entender melhor o produto ou serviço oferecido. Meu objetivo principal aqui foi ter informação para fechar negócio, que deve se concretizar com a Marfrig".
Janaína Flor, uma das maiores pecuaristas de Goiás destacou que toda a cadeia tem a ganhar com a realização do evento no Estado. "Mas principalmente o produtor é o que mais se beneficia com o conhecimento. A informação é uma ferramenta primordial para a tomada de decisão e o Circuito Feicorte NFT trouxe essa oportunidade para Goiás com seus expositores e palestras técnicas", disse.
Empresas goianas aprovam iniciativa
A proposta de realizar o Circuito Feicorte NFT em Goiânia foi aprovada por empresários goianos que apoiaram a iniciativa e participaram do evento como expositores.
Para Vinícius Netto Rodrigues, gerente de marketing da Agroquima - distribuidora de defensivos agrícolas e fabricante de sal mineral e ração, tanto a quantidade como a qualidade do público presente foram o diferencial do evento. “Ficamos surpresos. Todos os clientes que convidamos compareceram. É uma oportunidade ímpar para estreitar relacionamento e ampliar contatos dentro do nosso Estado".
Fernando Prates, zootecnista e representante da Katec Lallemand - empresa franco-canadense com fábrica em Goiânia ressaltou que a realização do evento valoriza os produtores e as indústrias goianas. "Nem sempre as pessoas podem ir até São Paulo e pelo que vimos do público aqui presente, ficou claro a necessidade de buscar informação para desenvolver a pecuária na região".
Eventos simultâneos
A etapa Goiânia do Circuito Feicorte NFT contou com o importante apoio da Faeg (Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Seagro (Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação), Universidade Federal de Goiás e Aprova. Além da colaboração com a realização, as instituições também promoveram eventos que enriqueceram ainda mais a rede de conhecimento e relacionamento proposta pelo Circuito.
"Nossa proposta para Goiás foi construída em parceria com essas instituições atendendo às necessidades do Estado no que diz respeito a disseminar informação e fomentar os negócios, visando desenvolver ainda mais a pecuária", disse Carla Tuccilio, gerente do Agrocentro (realizadora da Feicorte).
A Seagro (Secretaria de Agricultura e Pecuária) transferiu o gabinete do secretário Antônio Flávio de Lima para o evento, que despachou e atendeu representantes de federações, associações e pecuaristas, gerando um intenso movimento de pessoas no local.
Goiás hoje ocupa a quarta posição no ranking de rebanho bovino no país com 21 milhões de cabeças e é o Estado com o maior número de gados confinados - um milhão. "Somos altamente competitivos e a pecuária tem muito a se desenvolver ainda. O Circuito Feicorte NFT é muito bem-vindo em Goiás pela qualidade de um evento que reúne empresas renomadas, público qualificado e oportunidade para discussão de soluções visando a melhoria do setor", disse o secretário Antônio Flávio de Lima.
A FAEG - Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás também aproveitou o Circuito Feicorte NFT para ser a sede das reuniões da Comissão de Pecuária de Corte e do Comitê do Congresso Mundial da Carne, evento que acontecerá em Goiânia em junho de 2013. "A realização do Circuito Feicorte NFT 2012 em Goiás representa o reconhecimento que o nosso Estado tem para a pecuária nacional. Estamos no caminho certo", afirmou José Manoel Caixeta, vice-presidente da FAEG.
A Academia da Carne foi outro diferencial da Etapa Goiânia do Circuito Feicorte NFT. Realizada em parceria com a Escola de Veterinária e Zootecnia EVZ/UFG, a Academia tem objetivo de promover conteúdo científico para estudantes universitários, visando o contato com o mercado e incentivando a especialização no segmento de bovinos de carne. Com quatro palestras técnicas focadas na área de nutrição de ruminantes, o evento atraiu mais de 300 estudantes.
A etapa Goiânia contou ainda com o Leilão Circuito Feicorte NFT, com a oferta de 3000 animais para cria, recria e engorda. Realizado pelo Programa Leilões, teve transmissão do Canal Rural. O leilão virtual já havia sido realizado também na Etapa Cuiabá.
Campo Grande é a próxima etapa
Agora o Circuito Feicorte NFT 2012 segue para Campo Grande (MS) em 22 e 23 de maio, encerrando suas atividades na Feicorte, em São Paulo, de 11 a 15 de junho. "Depois de realizadas as três primeiras etapas que superaram nossas expectativas, tanto a organização do evento, como os expositores, parceiros e pecuaristas celebram juntos os resultados, se preparam para as próximas etapas e iniciam os planos de expansão do Circuito Feicorte NFT para 2013.
O resultado acumulado nas primeiras etapas e a expectativa para a próxima em Campo Grande devem posicionar o Circuito Feicorte NFT como um dos maiores eventos de pecuária de corte já realizados no país, atingindo um público de mais de 4 mil produtores participantes", disse Alessandro Roppa, gerente de marketing da NFT Alliance.
O Circuito Feicorte NFT tem o patrocínio master da MSD Saúde Animal, Nutron Alimentos, Dow Agrosciences, Banco Original, Serrana e Programa Leilões e apoio das principais associações do setor. O Canal Rural é a mídia apoiadora do evento.
Fonte: QUÊS ? Ateliê de Comunicação
◄ Leia outras notícias