Outros

Chega ao fim 28° Simpósio Internacional de Saúde e Nutrição da Alltech

A alimentação da população em 2050 foi um dos principais assuntos discutidos


Publicado em: 25/05/2012 às 17:30hs

Chega ao fim 28° Simpósio Internacional de Saúde e Nutrição da Alltech

A cidade de Lexington, em Kentuchy (USA) recebeu, entre os dias 21 e 23 deste mês, o 28 ° Simpósio Internacional de Saúde e Nutrição Animal da Alltech. Cerca de 3.000 pessoas de mais de 90 países estiveram presentes no evento que contou com 13 sessões, maior número de palestras de todas as edições. Entre os assuntos abordados estiveram áreas como aquicultura, leite, carne, equinos, aves, suínos, alimentos para animais de estimação, design de alimentos, mercado chinês e nutrigenômica. 

Na abertura do evento, Dr. Pearse Lyons, presidente e fundador da Alltech, entregou a Medalha de Excelência ao ex-governador de Kentucky e fundador do restaurante KFC, Mr. John Y. Brown Junior. A Alltech oferece esta medalha em reconhecimento aos que se destacaram na área de pesquisa ou agroindústria. Num segundo momento, Karl Dawson, diretor global de pesquisa e do Centro de Nutrigenômica da Alltech, comentou o investimento da empresa de 3 bilhões de dólares para sequenciar o genoma humano. Os efeitos da nutrição animal no gene humano também foram comentados.

Para encerrar esta primeira exposição do simpósio, Dr. Lyons contou sobre a história da Alltech desde de 1980. “Há um mundo de oportunidades. A Alltech é uma empresa do futuro. Investimos nos melhores aditivos para oferecer uma melhor alimentação para os animais e para os seres humanos. Investimos em responsabilidade social, esportes, como Alltech Fei Games. Enfim, o mundo necessita de uma nutrição programada. Esta é a nossa visão, temos paixão pela pesquisa”, finalizou.

Durante o simpósio ocorreu também a entrega do troféu aos ganhadores do Prêmio de Pesquisa da Alltech, conhecido por seu nome em inglês “Alltech Young Scientist”. Cerca de 8.000 cientistas que representaram a futura geração em pesquisa de saúde animal estavam inscritos. As vencedoras foram: a chinesa Qian Wang, atualmente estudante de doutorado na Davis, Universidade da Califórnia, que apresentou um trabalho de pesquisa focado na prevenção de gases do efeito estufa (oxido nitroso) do solo agrícola; e a brasileira Gisele Grenghi, da Universidade Federal de São Paulo, apresentou o trabalho intitulado: Selênio orgânico combinado com vitamina E e óleo de girassol na dieta de vacas em lactação: Efeitos benéficos desta abordagem para a produção animal e saúde humana” – que conta como alimentar animais para colher os benefícios na saúde das crianças. “Viemos de diferentes economias e culturas, mas por causa da  educação nos unimos. Então, podemos transformar o mundo e ajudar outras pessoas na produção alimentar,” declarou Gisele.

O encerramento oficial do 28° Simpósio Internacional de Saúde e Nutrição da Alltech contou, ainda, com as palestras do Dr. Ronan Power, diretor do Centro de Nutrigenômica e Nutrição Animal Aplicada da Alltech, que abordou o combate as doenças desde as células; uma sessão do Dr. Mark Lyons, vice-presidente da Alltech, sobre o mercado chinês, segundo ele, um dos países repleto de oportunidades e que seguramente será a maior economia do mundo e Catherine Keogh, vice-presidente do marketing da Alltech, que discursou sobre como a empresa está construindo uma grande marca no agronegócio e a influência das redes sociais, que podem trabalhar em prol da agricultura.

Em seguida, Dr. Lyons subiu ao placo com duas crianças que inspiraram a comunicação do evento e pediu para que refletissem como será o futuro dos pequenos. “Que sejamos curiosos como as crianças’, disse. Ainda, convidou aos presentes para preparar um mundo com paixão e desafiou os que ainda não encontraram uma, que o façam.

Principal tema abordado – Um dos principais temas abordados no congresso foi a alimentação da população. Estima-se que até 2050 nove bilhões de pessoas habitem o planeta, o que será um desafio para toda a cadeia alimentar. Quatro representantes de influência na indústria discutiram o tema: Tom Arnold, CEO, Concern da Irlanda; Sean Rickard, palestrante sênior em economia, Cranfield Universidade, do Reino Unido; Dr. Marcus Vinicius Pratini de Moraes, ex-ministro da agricultura do Brasil; e Tom Dorr, CEO do Conselho de Grãos em Washington DC, EUA.

Neste debate a água foi abordada e destacada como um recurso limitado que afeta diretamente a produção agrícola e agropecuária. Outro assunto em pauta foi a relevância do controle sanitário, assim como a intervenção da Organização Internacional de Comércio (OIC) em filtrar e aprovar as regulamentações locais, ao que se refere as barreiras comerciais, com determinados produtos em situações de contaminação, como por exemplo a vaca louca.

Patrini destacou a importância da redução do protecionismo para a liberdade da agricultura. “A redução do nível regulatório na área de meio ambiente é necessária para que a agricultura se desenvolva ao ponto de ser possível alimentar 9 bilhões de pessoas no futuro” disse.  Já Sean Rickard reforçou que o futuro da alimentação está nas mãos dos grandes produtores de grãos e que os pequenos e médios terão que criar cooperativas e se unir para poder competir num futuro próximo.

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias