Outros

Cerca de 6 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas são destinadas no Brasil

Quantidade de embalagens retiradas do campo pelo Sistema Campo Limpo é 6% maior que a do mesmo período de 2012


Publicado em: 27/03/2013 às 08:30hs

Cerca de 6 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas são destinadas no Brasil

Resultados comprovam o bom desempenho do Sistema que é compartilhada pelo inpEV em publicação do Mapa.

Nos dois primeiros meses do ano, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 5.968 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A quantidade representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2012.

De acordo com os dados do instituto, os estados que mais encaminharam para a destinação final foram: Mato Grosso, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que juntos correspondem a 66% do total retirado do campo no Brasil. Espírito Santo, Rondônia e Pernambuco obtiveram maior crescimento percentual.

Na semana passada, foi lançada, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a publicação “Gestão Sustentável na Agricultura”. Entre os casos publicados encontra-se o relatado pelo inpEV, sobre o sucesso da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas realizada pelo Sistema Campo Limpo.

Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do instituto, a publicação permite que diversos segmentos do setor agrícola se espelhem em experiências bem-sucedidas, representando uma importante contribuição diante dos inúmeros desafios existentes para conciliar o desenvolvimento da agricultura à conservação ambiental.

Fonte: LVBA Comunicação

◄ Leia outras notícias