Outros

Catanduva promove seu leilão de Angus PO Rústicos

O leilão ofertará 60 touros e dez fêmeas com potencial de serem doadoras de embriões


Publicado em: 23/10/2012 às 21:00hs

Catanduva promove seu leilão de Angus PO Rústicos



A Cabanha Catanduva, referência na criação de Angus no Brasil, promove em 28 de outubro, na Pista J do Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio (RS), às 20 horas, o seu remate de exemplares rústicos PO da raça. O leilão ofertará 60 touros e dez fêmeas com potencial de serem doadoras de embriões.

Boa parte dos touros a serem apresentados já foram utilizados pela própria cabanha como reprodutores por monta ou através da coleta de sêmen, o que atesta a relevância dada a esses animais rigorosamente selecionados pelo proprietário da Catanduva, Fábio Gomes. Dez dos reprodutores que entrarão em pista serão lotes especiais de pelagem preta, destes, cinco importados da Argentina e outros cinco filhos de reprodutores americanos. Estes animais apresentam um sangue diferente e foram adquiridos para não cair na consanguinidade e para agregar valor aos plantéis.

Uma outra novidade é a redução da oferta de fêmeas no leilão, o que reflete o novo momento da Catanduva, que nos últimos cinco anos optou por diminuir a quantidade de matrizes para fazer uma seleção ainda mais rigorosa e investir na transferência de embriões de suas vacas mais importantes. “Eu já havia informado o mercado sobre essa redução gradual. A oferta diminuiu, mas tornou-se ainda mais qualificada”, afirma Gomes. No ano passado, foram negociadas 80 vacas.

Conforme o proprietário da Catanduva, o que mais distingue os animais da cabanha é a seleção genética feita nos últimos 25 anos, sempre em busca de um angus que desempenhe as aptidões da raça no meio ambiente em que são criados, ou seja,  num clima tipicamente subtropical cujas temperaturas podem atingir mais de 35°. Na prática, significa exemplares medianos, rústicos, de pelo curto e precoces.

A filosofia de criação da Cabanha tem rendido muitos resultados. A Catanduva já acumula uma série de reconhecimentos e premiações. Em 2011, ganhou o título de proprietária do melhor pai nacional da raça, o Nostradamus. No mesmo ano, o touro Catanduva Urbano, filho de Catanduva Alano e neto de Gramático (pai e mãe Catanduva), apresentou melhor desempenho entre 35 reprodutores enviados pelas principais cabanhas brasileiras para o Centro de Performance da Central de Inseminação CRV Lagoa, situado em Sertãozinho (SP).

A venda será realizada em 24 parcelas, além do plano "safra" e desconto à vista, sendo também facilitado o frete, que não terá custo até o Sindicato do município do comprador. O remate será conduzido pelo leiloeiro Guilherme Minsen e terá como escritório o Tellechea e Bastos. Mais informações pelo fone 51.33462071.

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias