Publicado em: 05/07/2012 às 19:30hs
Composta por criadores, selecionadores, técnicos, clientes, jornalistas e integrantes da equipe da CRV Lagoa, a caravana permaneceu naquele país de 22 de junho a 1º de julho. A programação incluiu visitas a fazendas, ao Grupo CRV, a instituições de pesquisa e à NRM, que é a maior exposição de gado leiteiro da Europa.
Segundo William Tabchoury, gerente do departamento Leite da CRV Lagoa, “a NRM é uma exposição muito peculiar, de apenas dois dias, com cerca de 450 animais em pista, em que não se julgam machos e fêmeas jovens. Nela, um dos principais destaques é a apresentação dos grupos de progênies, formados por seis filhas do mesmo touro, provenientes de mães e fazendas diferentes. Dessa forma, pode-se visualizar o ‘efeito dominador’ do touro, trabalhando o seu mérito genético, independente do efeito de mãe ou de manejo”, explica Tabchoury.
Na NRM, o julgamento individual é composto por três categorias: vaca jovem, média e adulta, separado pelas variedades vermelho e preto. Em cada categoria, são selecionadas as seis melhores fêmeas, avaliadas por uma equipe de quatro juízes. Para o grande campeonato, são selecionadas as campeãs e reservadas de cada uma das três categorias, compondo um grupo seleto das seis melhores fêmeas de cada variedade (preto e vermelho). A melhor vaca leva o grande campeonato de cada variedade, ou seja, preto e branco e vermelho e branco.
No Vermelho e Branco, os destaques ficaram por conta dos resultados das filhas do touro Classic, que fizeram as campeãs Vaca Jovem e Vaca Média e Reservada Vaca Adulta e, ainda, o grande campeonato da vaca Vermelho e Branco, repetindo o feito de 2010. “Esse resultado reforça o fato de que a Holanda possui o maior (330 mil vacas) e melhor rebanho Vermelho e Branco do mundo”, ressalta William Tabchoury.
No Preto e Branco, o destaque ficou para o campeonato Vaca Jovem, vencido por uma irmã materna do touro Applause, filha da vaca Rita 233 A. O campeonato Vaca Adulta ficou para uma filha do touro Shottle. A CRV Lagoa possui vários filhos ou netos do Shottle na sua bateria, como Marathon, Floyd, Mandell e Lindberg (filhos) e Stan, Hunter, Bronson e Super Ivan (netos).
Outro destaque da exposição foi o desfile de progênies de touros. No Preto e Branco, desfilaram filhas de touros como Big Winner e Fiction RF. Já no Vermelho e Branco, desfilaram filhas do touro Tequila.
De acordo com Tabchoury, “o ponto mais alto da exposição foi o desfile de 26 vacas com mais de 100 mil kg de leite, fato inédito e exclusivo no mundo, ressaltando o principal objetivo de seleção da Holanda: a longevidade. Além disso, a filosofia de seleção da CRV busca elevadas produções de leite e de sólidos, além de conformação funcional”, salienta.
O grupo teve, ainda, a oportunidade de conhecer detalhes sobre a produção de leite, controle de rebanho, melhoramento genético a organização do setor lácteo na Holanda. A CRV Lagoa organiza esta viagem bienalmente, sempre em anos pares. A próxima será em 2014.
“Foi possível conhecer um país cuja bandeira é a vaca, que possui 100% do rebanho controlado em um sistema único e interligado, que serve de base para o melhoramento genético. Isso permitiu ao rebanho holandês atingir o recorde mundial de longevidade e produção de sólidos das vacas, além de uma locomoção invejável, proveniente de vacas funcionais e rentáveis”, conclui Tabchoury.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações
◄ Leia outras notícias