Outros

Beneficiamento do algodão alcança 89% em MT

Região oeste foi a que teve maior avanço


Publicado em: 06/11/2012 às 14:30hs

Beneficiamento do algodão alcança 89% em MT

O beneficiamento da pluma em Mato Grosso já alcança 89% até 30 de outubro, segundo o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A região do estado que mais avançou no processamento do algodão é o oeste, que alcançou 92%. Já a região sudeste, o beneficiamento segue dentro da média do estado.

Os preços da pluma fecharam o mês em queda, mas com uma leve recuperação na última semana. A média do estado se manteve em R$ 47/@, um recuo de 0,4% se comparado ao mesmo período de 2011. Com isso, os compradores já estimam possíveis reduções nas cotações da pluma para compra de maiores lotes da fibra. Já a oferta continua a desmotivação de negócios pelos preços da fibra estabelecidos pelo mercado.

"Cotonicultores esperam o período da entressafra, quando a oferta da fibra deve reduzir, e o preço pode se elevar, aumentando a lucratividade dos produtores", consta no boletim.

E por causa dessa baixa nos preços, os produtores estão evitando vender a pluma, fazendo com que o mercado fique com estoques altos. De acordo com o Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC), a superoferta deve continuar na safra 2012/13. Mesmo com a queda na produção mundial de pluma em 5%, serão 25,9 milhões de toneladas e o consumo deve ficar em apenas 23,4 milhões de toneladas, resultando um estoque 17% maior que o da safra 2011/12.

Exportações


Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam um avanço de 6,4% no volume nacional embarcado em setembro deste ano comparado ao mesmo mês em 2011. De janeiro a setembro do ano passado foram arrecadados apenas US$ 707 mil com as exportações de pluma. Com o avanço do beneficiamento do algodão e seguindo as tendências passadas, o mês de outubro deste ano deve apresentar a maior quantidade embarcada da pluma.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias