Publicado em: 22/06/2012 às 13:30hs
Reunindo cerca de 350 produtores associados, seus familiares e colaboradores o evento premiou os criadores detentores de médias de produção e índices de conformação de rebanho equiparáveis a números internacionais em Serviços de Registro Genealógico, Classificação para Tipo e Controle Leiteiro.
Trabalho conjunto - “A premiação mostra que é possível produzir com qualidade graças ao trabalho conjunto, que envolve as associações brasileiras, técnicos, médicos veterinários, parceiros ouro, criadores, seus familiares e colaboradores. Nesta noite, premiamos um trabalho desenvolvido ao longo de muito tempo”, disse o presidente da APCBRH, Hans Jan Groenwold, em seu discurso de abertura.
Sustentabilidade - Outro destaque mencionado pelo presidente, Hans Groenwold, é a representatividade da associação no País, que é referência na criação de vaca holandesa no Brasil de forma sustentável em suas práticas. “Nossos criadores sabem o que querem e onde querem chegar, e é uma satisfação saber que a associação contribui para isso, nos seus quase 60 anos de existência. Nossa visão esta descrita nos bezerros, que são a nova geração da raça; nossa missão é demonstrada nos objetivos realizados através das premiações e nos inúmeros certificados que recebemos e que estão estampados em nosso escritório”, afirma Hans, que atribui o desempenho da associação pelo aprendizado com a equipe técnica, que fortalece a classe com o melhoramento em nutrição, sanidade, economia e até mesmo o fator psicológico, para lidar com as pessoas.
Novos projetos - Para o superintendente da Associação, Altair Antonio Valloto, para acompanhar todo este desenvolvimento genético e de qualidade leiteira dos criadores associados, é preciso investimentos. “A nova diretoria tem praticado novos rumos, com planejamento, orçamento anual definido e planos para sustentar o crescimento das amostras. Atualmente, realizamos 180.000 amostras ao mês, um crescimento anual de 21%. Para atender esta demanda, iremos ampliar em 400 m2 nossa área de laboratório, resultado do empenho de uma diretoria coesa. Queremos ser o número 1 em amostras no Brasil”, define Altair, que em seu pronunciamento, também enfatizou o crescimento do número de vacas registradas e de controle leiteiro, que são destaques nacionais.
Industrialização - O presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus, tomou o uso da palavra para enfatizar a importância do desenvolvimento dos produtos lácteos graças a qualidade da produção. “A industrialização do leite nas cooperativas dos Campos Gerais é respeitada pela qualidade na produção nas propriedades, resultado da evolução genética e aprimoramento tecnológico constantes. Isto é garantido pelo primoroso trabalho dos criadores, que estão amparados historicamente pela APCBRH, que lhes presta um apoio sempre alinhado a este crescimento de forma profissionalizada e atuante, contribuindo para a rentabilização do produtor”, argumenta Renato, que parabeniza a Associação pelo seu papel fundamental para o desenvolvimento da raça e parceria.
Eficiência - O evento também foi agraciado pela presença do Secretário da Agricultura e Pecuária, Norberto Anacleto Ortigara, também representando o governador Beto Richa. Para o secretário, a região dos Campos Gerais é referência nacional na atividade. “Esta referência é resultado de uma produtividade organizada, com melhores métodos, sanidade, genética aprimorada e tecnologia de ponta, com muita eficiência no sistema de produção dos pecuaristas. Produtores e cooperativas: continuem nesta direção, pois o negócio leite é a razão para a composição da renda das famílias”, justificou Norberto, motivado pelos padrões de excelência e respeitos aos requisitos industriais levados à risca pelos produtores. “Finalizo parabenizando a APCBRH e a esta importante homenagem aos criadores. Vamos retribuir este empenho através dos investimentos na ampliação do laboratório para serviço aos produtores”.
Premiações - O evento da APCBRH foi prestigiado pelo presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, Celso José Munaretto; diretor de Eventos da Gadolando/RS, Daniel Gomes; superintendente da ACGHMG, Cleocy Fam de Mendonça Júnior; superintendente de Registro da APCH/SP, Laércio de Souza Campos e o gerente Administrativo e de Informática da ABCBRH/SP, Altamir Marques. Além da presença do presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg; do diretor-geral da Seab, Otamir Martins; de Elizabeth Nogueira Fernandes, Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite; dos representantes do CRMV-PR: Luiz Carlos Rodrigues, Felipe Pohl de Souza; Leandro Cavalcante Lipinski; do supervisor Regional da Adapar/Seab, Luiz Antonio Scheur; do gerente Regional da Emater, Osmar Wagner; de autoridades do município de Carambeí e demais autoridades dos diferentes setores governamentais e do agronegócio.
Parceiros ouro - Estiveram ainda presentes os parceiros ouro da APCBRH: Semex, CRV Lagoa, Select Sires Do Brasil, Alta Genetics, Araucária Genética, Genervations Brasil, Nutron, Agrária, Tectron, Veterinária Preventiva, IDEXX e Elanco que, na oportunidade, também foram homenageados.
Fonte: Imprensa Batavo
◄ Leia outras notícias