Outros

Angus Brasil registra excelente participação na Feicorte 2012

É um novo recorde. A Associação Brasileira de Angus participou com 108 fêmeas e 49 machos nas pistas de julgamento da 12ª Exposição Nacional da Raça, que aconteceu durante as atividades da 18ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte)


Publicado em: 19/06/2012 às 17:40hs

Angus Brasil registra excelente participação na Feicorte 2012

Os 157 exemplares, de criatórios de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, foram julgados pelo jurado norte americano Jim Willians na Pista 2 do Centro de Exposição Imigrantes.

A raça Angus vive momento extremamente positivo no Brasil e já ocupa a segunda colocação entre as raças de corte em venda de sêmen, com cerca de 2,4 milhões de doses em 2011, 33% superior a 2010. "O mercado interno está aquecido. A Feicorte certamente ajudou a consolidar a raça entre os produtores brasileiros”, afirma Paulo de Castro Marques, presidente da entidade.

Para Jim Willians, o Brasil está avançando a passos largos na seleção genética. “Estou impressionado com a qualidade e superioridade da raça Angus brasileira. A pista estava bem mesclada, não vejo diferenças entre o animal preto ou vermelho, o que conta mesmo é a qualidade fenotípica e genética. E o que eu vi em pista me deixou muito feliz e com a certeza de que vocês estão no caminho certo”.

Premiações – O Grande Campeão da 4ª exposição nacional ranqueada da entidade foi o animal de Box 156 Carumbé Red Brigadier 1217, da Cabanha do Posto (Uruguaiana – RS) de propriedade de Sérgio Bastos Tellechea. “Participo da etapa de São Paulo há muito tempo, este foi meu primeiro prêmio na exposição. Venho de uma família que está na raça a quatro gerações, mais de 100 anos de seleção, e com certeza este macho é nosso melhor produto. Estou muito feliz com a premiação”, disse Tellechea.

O Reservado Grande Campeão foi de Box 161 Reconquista 1575 Pablito Brigadier Quebracho, de José Paulo Dornelles Cairoli, da Fazenda Reconquista (Alegrete – RS) e o 3º Melhor Macho foi Reconquista 1957 Sufoco Traveler, também da Fazenda Reconquista.

Já no campeonato de fêmeas teve dobradinha, a Casa Branca Agropastoril, do presidente da Associação Brasileira de Angus, Paulo de Castro Marques, conquistou o prêmio de Grande Campeã com o Box 76, Cia Azul Katrina TE 1401 e o prêmio de Reservada Grande Campeã, com a fêmea Rincon Muchas Gracias TE 1638 Del Sarandi. “Essa é uma alegria muito grande para mim e para a Casa Branca. Sinaliza que meu projeto pecuário está dando certo, explicou Marques.

A 3ª Melhor Fêmea foi o Box 94, LC Tifani T1192 Candombe, de Luiz Anselmo Cassol, da Cabanha da Corticeira, (São Borja – RS).

Caminho do Boi – Durante as atividades da Feicorte, a Angus participou do Projeto Caminho da Carne, que teve por objetivo apresentar a prática da produção pecuária e chamar atenção para a importância da integração entre os elos da cadeia produtiva da carne. Sob o slogan “Faça o caminho da carne que dá lucro e fortalece o Brasil”, a entidade participou da dinâmica que envolveu as diferentes etapas da produção pecuária: genética, manejo, sanidade, meio ambiente, infra-estrutura, gestão, nutrição e mercado.

“Estivemos por todo caminho da carne, principalmente nas estações que falavam sobre o uso de genética Angus agregando valor nos elos da cadeia da carne, desde o pecuarista até o produto final; em como planejar o uso desta genética no rebanho comercial e; principalmente, no mini confinamento apresentado no final do caminho, onde o resultado do cruzamento industrial com Angus foi mostrado ao vivo”, explica Fábio Medeiros, Gerente do Programa Carne Angus Certificada.

Anuário – Outro evento de destaque na programação da Angus durante a feira foi o anúncio oficial do Anuário de Ações da ABA 2011/2012, documento editorial que reúne fotos e textos sobre os principais eventos organizados pela entidade e núcleos regionais de criadores de Angus pelo país.

Segundo Felipe Moura, diretor de marketing da associação, o sucesso do trabalho é atribuído ao esforço da equipe envolvida na sua realização, o Anuário Angus precisa ser visto pelo criador como uma enciclopédia da raça, por tudo que ele representa e pelo nível de informações que contém.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABA

◄ Leia outras notícias