Outros

Alto nível dos debates e presença forte de público especializado marcam a realização do Congresso Brasileiro de Angus 2012

O discurso de agradecimento proferido pelo presidente da Associação Brasileira de Angus, Dr. Paulo de Castro Marques, encerrou na tarde da última quinta-feira (06.12), os dois dias de palestras e debates que movimentaram as plenárias do Congresso Brasileiro de Angus, evento organizado pela Associação Brasileira de Angus, realizado no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS)


Publicado em: 12/12/2012 às 20:00hs

Alto nível dos debates e presença forte de público especializado marcam a realização do Congresso Brasileiro de Angus 2012

O dirigente chamou a atenção do publico para o ano excepcional da Angus de muitos resultados positivos. "Vendemos 2,5 milhões de doses de sêmen da raça Angus em 2011 e, neste ano, deveremos registrar um volume ainda maior. Também tivemos uma demanda excepcional nos leilões realizados neste ano, com venda de 100% dos animais machos e fêmeas ofertados", destaca.

Fábio Medeiros, gerente do Prog rama Carne Angus da Associação Brasileira de Angus (ABA), falou que o Brasil hoje já produz uma carne bovina de qualidade e com agregação de valor, e que isso é resultado dos avanços nos programas de genética e de seleção de raças realizados a partir do ano 2000. Para Medeiros, isso contribuiu para o Brasil atingir hoje um rebanho superior a 197,5 milhões de cabeças de gado, de ser o segundo maior produtor mundial, com 9,21 milhões de toneladas em equivalente carcaça, somente atrás dos Estados Unidos, e de ser o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. "Perdemos o primeiro posto para a Índia, mas nosso diferencial é focar na produção de uma carne com agregação de valor, para que tenhamos competitividade no mercado internacional", afirma.

O evento considerado sucesso de organização e público reuniu mais de 370 profissionais dos diferentes segmentos envolvidos com a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil, Argentina, Uruguai e EUA, que discutiram o futuro d a seleção genética do gado Angus e da produção mundial de carne de qualidade. Dividido em três painéis principais o encontro apresentou os principais programas de melhoramento genético de Angus dos EUA, modelos estes apresentados por lideranças das duas maiores entidades representativas da raça Angus naquele País - American Angus Association e Red Angus Assoation of America.

Segundo Steve Olson, membro da diretoria da Associação Americana de Angus, a Associação Americana de Angus prima pelo sucesso de seus membros participantes, buscando trabalhar para aumentar a demanda de animais registrados, desenvolver ações de marketing e educação, disseminar técnicas e o DNA da raça, alavancar recursos para o desenvolvimento do setor, entre outras medidas. Mike Tess, da Red Angus da América, ressalta que os fatores que levaram a implementação do programa THR (Total Herd Report) foi o de educar os produtores, no sentido de estabelecer um inventário do rebanho e de fazer uma anál ise do índice produtivo das vacas e de desempenho das novilhas. "Queríamos criar uma base de dados mais precisa, que envolvesse todos os animais participantes, de modo a buscar ferramentas mais precisas que pudessem também ajudar a conhecer os custos", resume.

Ainda dentro da programação de palestrantes internacionais o representante do (INTA) da Argentina, Horácio Guitou, apresentou as principais diretrizes do programa ERA: selecionando reprodutores superiores na Argentina. O avanço na seleção do Angus no Uruguai foi tema da palestra do especialista da Sociedade de Criadores de Angus, Lucas Gremminger.

No encerramento do primeiro dia de debate o painel que tratou dos avanços na tecnologia usada de maneira complementar dentro dos programas de melhoramento para medir eficiência alimentar e características de carcaças por ultrassonografia. A seleção de bovinos por dados objetivos e avaliação genética. O case GARDINER ANGUS RANCH – foi apresentado por Mark Gardin er e o Angus Argentino da Angus Três Marias, palestra proferida por Horácio Gutierrez, da Associação Argentina de Angus e titular da Cabanha Três Marias.

No painel Angus Brasil os destaques foram a apresentação do especialista Fernando Furtado Velloso, técnico da ABA e sócio da Assessoria Agropecuária FFVelloso& Dimas Rocha e apresentação dos cases de sucesso da Estância Ponche Verde, de Cristopher Filippon - Cascável (PR), GAP Genética, de Angela Linhares – Uruguaiana (RS) e Agropecuária Quiri, Vivian Potter – Dom Pedrito (RS).

O painel que tratou das questões em torno do cruzamento industrial encerrou a programação do Congresso Brasileiro de Angus, com apresentações de Rogério Fonseca Guimarães Peres, gerente de pecuária da Agrop. Faz. Brasil, Antônio Chaves Neto, técnico da ABA, Roberto Barcellos da Beef & Veal Consultoria e Luciano Andrade, gerente nacional de fomento Marfrig. Entre os temas do painel destaque para o uso de touros Angus no cruzament o industrial; o desempenho dos cruzados Angus no confinamento e os efeitos do relacionamento indústria x pecuarista na produção de carne de qualidade.

Fonte: ABA - Associação Brasileira de Angus

◄ Leia outras notícias