Publicado em: 17/08/2012 às 13:30hs
A cidade de Uberaba (MG) sediará a ExpoGenética - feira de zebuínos com foco em programas de melhoramento genético – entre os dias 18 e 26 de agosto, no Parque Fernando Costa. A Alta Genetics promoverá nos dias 20 e 21 de agosto em sua Central o “Encontro Técnico Alta Gado de Corte” com foco nas estratégias da nutrição e manejo das pastagens com os palestrantes Flávio A. Portella e Moacyr Corsi - professores do departamento de zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail clarissa.prado@altagenetics.com. O evento é aberto a criadores e técnicos da área e as vagas são limitadas.
No dia 20 de agosto, às 14h, Flávio Portella ministrará palestra sobre “Estratégias para suplementação na seca e nas águas”, onde abordará alguns temas como: fatores que afetam o consumo de bovinos em pastagens; práticas de suplementação para aumentar a ingestão de nutrientes; efeitos da suplementação no consumo de forragem e de nutrientes totais; doses efeitos da suplementação (período de seca e águas); resultado da suplementação na recria durante a terminação em confinamento; sistemas intensivos de produção integrando suplementação na primeira seca; recria intensiva nas águas e terminação em confinamento.
Já no dia 21 de agosto, no mesmo horário, Moacyr Corsi falará sobre “Manejo de Pastagem”, onde apontará alternativas para elevar a produtividade de 5@/ha/ano para 50@/ha/ano, apenas melhorando a taxa de lotação e o desempenho dos animais.
“O aumento da taxa de lotação não é resultante apenas do avanço da produção de forragem. Um dos fatores determinantes para este crescimento é decorrente da eficiência do pastejo. Hoje, o aproveitamento está em torno de 40%, quando deveria ser superior a 60%. Antes de aumentar a produção é necessário um manejo adequado da pastagem através da correção de fertilidade do solo, para que o investimento não seja desperdiçado,” ressalta Moacyr Corsi.
As correções no manejo de pastagem e a utilização de animais geneticamente melhorados possibilitam o incremento no desempenho do gado, que pode chegar de 550 a 600g/cabeça/dia, sendo que atualmente é de 400g/cabeça/dia. O uso destas ferramentas representa um aumento de pelo menos 37,5% no retorno financeiro do pecuarista. “A produtividade é a chave para manter a pecuária competitiva com a agricultura”, frisa Moacyr.
A Alta Genetics é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 237 touros. Conta com 81 escritórios regionais no Brasil, totalizando aproximadamente 700 profissionais em todo país. Acesse: www.altagenetics.com.br.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias