Outros

Alta Genetics destaca na Megaleite a importância do melhoramento genético em rebanhos leiteiros

Teste de Progênie da raça Girolando gera expectativa entre os participantes


Publicado em: 28/06/2012 às 10:50hs

Alta Genetics destaca na Megaleite a importância do melhoramento genético em rebanhos leiteiros

Os pecuaristas de gado leiteiro têm um encontro marcado, entre os dias 01 e 08 de julho, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG), para participar da Megaleite (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite).  A Alta Genetics estará presente no evento, ressaltando a importância do melhoramento genético no rebanho e do teste de progênie da raça Girolando.

Os touros de leite são analisados em duas etapas: A primeira fazendo a escolha dos mesmos através do Mérito Genético, ou seja, informações provenientes do desempenho de suas mães e de toda a sua linha de pedigree. Já os reprodutores provados pelos sumários confirmam o desempenho da produção de suas filhas e também das avaliações de características lineares e as provas para leite e sólidos. Para ambos os casos, o melhoramento genético busca um animal com maior longevidade, produtividade e saúde.

Será divulgado no dia 03 de julho, durante a Megaleite, o resultado do teste de progênie da raça Girolando, que tem a participação de 57 touros, onde 48 já são provados e podem ter seus resultados alterados pela maior quantidade de filhas avaliadas. A Alta Genetics possui 55% dos  reprodutores escolhidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite. A ABCG organiza os rebanhos pelo Brasil e faz a distribuição de sêmen dos reprodutores inscritos. As vacas inseminadas recebem a visita dos técnicos da Girolando para avaliar o desempenho das progênies. Por meio de mensurações feitas pelos especialistas, os dados são enviados para a Embrapa, que organiza, audita e divulga os resultados para o público.

“A Alta é a empresa que mais investe na raça Girolando. O teste resume todo o trabalho realizado e a confirmação das escolhas genéticas feitas em anos anteriores. O trabalho da Central se resume em identificar as principais vacas do país em reprodução, produção, funcionalidade e índices zootécnicos para serem acasaladas com os melhores touros. A partir disto, é possível disponibilizar ao público tourinhos de qualidade superior”, ressalta Guilherme Marquez, gerente de produto Alta Mate Gir da Alta Genetics.

A Alta Genetics é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 237 touros. Conta com 78 escritórios regionais no Brasil, totalizando aproximadamente 700 profissionais em todo país.

Acesse: www.altagenetics.com.br

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias