Publicado em: 17/09/2013 às 16:00hs
Esta é a 42ª edição do evento que este ano tem como expectativa receber mais de 1000 animais nas pistas de julgamento. A mostra fecha o ano-calendário dos Rankings Nacionais e Regionais Nelore. Grandes campeões da raça estarão expostos e a Alta – uma das maiores empresas de genética do mundo – estará na feira com os melhores de sua bateria.
Os touros de destaque da Alta serão os mais novos contratados: Lufo FIV do Abacaxi e Elkro FIV FNT – com fortes características genéticas. Lufo da Abacaxi é uma boa opção de sangue por não possuir a linhagem Ludy em seu pedigree. A sua linha materna apresenta grandes matriarcas da raça, como Jordania II TE J. Galera e Espanhola J. Galera e Opera da SC - matrizes de grande importância da raça nelore. Lufo alia beleza racial, carcaça volumosa e boa avaliação genética. No sumário da PMGZ/ABCZ 2013 saiu com excelente iABCZ de 12,40. Já o Elkro FIV FNT, filho de Basco de Naviarí e Bakiana FIV OJC, é um dos touros mais aguardados pelo mercado atualmente por apresentar beleza racial e carcaça volumosa e moderna. Foi destaque na Expozebu 2013 conquistando o Campeonato Sênior e o título Grande Campeão da raça Nelore.
Além das duas novidades, a Alta vem com uma bateria forte de touros da raça Nelore Padrão e Mocho. Destaque para: Rima Capolavoro2, Fricks SJ Cocal, Jeru FIV do Brumado, Master FIV do Jal, Lux Neogrego, Donato de Naviraí, entre outro. Os animais terão sua progênie desfilando na Expoinel, uma das mais pesadas pistas da raça do país.
Todos estes touros oferecem aos produtores sêmen de qualidade para a inseminação artificial (IA). Segundo o diretor da Alta no Brasil, Heverardo Carvalho, a inseminação é barata, fácil de fazer e os resultados obtidos são muito superiores comparados à monta natural. Além disto, a IA oferece segurança aos pecuaristas, pois os touros utilizados são provados. “Os testes de progênies (metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas filhas) aplicados pelas diversas associações de raças proporcionam ao criador um produto seguro e garantido” avalia o diretor. Um animal provado tem no mínimo 70% de acurácia (apresenta a estimativa mais próxima do valor real).
A Alta é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 280 touros. Conta com 82 escritórios regionais no Brasil, totalizando mais de 700 profissionais em todo país. Mais informações pelo site www.altagenetics.com.br.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias