Publicado em: 09/08/2012 às 09:10hs
O evento prossegue até domingo reunindo expositores e cerca de 600 animais das raças holandesa, jersey e simental, com a expectativa de movimentar cerca de R$ 32 milhões em negócios e mais de 50 mil visitantes durante os cinco dias. Para o presidente do Sistema Ocepar, que além de participar da solenidade abertura, visitou os estandes do Sicredi, da Castrolanda e da Batavo onde estão sendo expostas as embalagens da nova marca única "Colônia Holandesa", a Agroleite é um dos principais eventos do setor lácteo do país. “A Agroleite já se consolidou como um dos principais eventos do setor leiteiro do Brasil. Reúne mais de 100 expositores de diversos segmentos da agropecuária, dezenas de criadores, além de estudantes, técnicos e profissionais. É uma vitrine que mostra o resultado do trabalho do desenvolvimento da pecuária de leite, do cooperativismo paranaense que tantos empregos e renda geram em todo o Paraná, em especial aqui na região dos Campos Gerais”, frisou Koslovski.
Renda mensal - Já o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ressaltou a importância do conhecimento técnico gerado na exposição, promovida pela Cooperativa Castrolanda, para a expansão da bacia leiteira em outras regiões paranaenses. Segundo ele, a meta da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento é expandir a atividade para todo o Estado, com tecnologia e qualidade na produção. “O leite é uma das poucas atividades que proporcionam renda mensal ao produtor e permitem que ele tenha uma vida digna no campo”, disse o secretário. Segundo ele, a produção de leite está em expansão no Paraná e estão surgindo novas regiões produtoras, como o Norte Pioneiro e o Noroeste. As regiões Oeste e Sudoeste já se tornaram polos produtores há pelos menos duas décadas e a Secretaria, com a ajuda do Instituto Emater, pretende disseminar continuamente o conhecimento técnico disponível para dar suporte ao crescimento das regiões produtoras.
Tecnologia – O deputado federal Sandro Alex fez questão de destacar os avanços tecnológicos que a cooperativa trouxe para a produção agropecuária da região dos Campos Gerais, não só no setor lácteo como também na produção de grãos. “A própria Agroleite é uma prova do desenvolvimento experimentado pelo cooperativismo na região que tem, aqui na cidade de Castro, a Castrolanda como uma empresa sólida e que muito tem feito para o desenvolvimento do Paraná. Essa parceria que hoje presenciamos, entre a Batavo e a Castrolanda e também com o poder público local, nos deixa muito otimistas em relação ao futuro da agropecuária na região. O que depender do nosso trabalho em Brasília, iremos nos dedicar para auxiliar nessas parcerias”, lembrou.
Presenças – Prestigiaram também a abertura da Agroleite o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), Ronei Volpi, o cônsul da Holanda no Brasil, Jan Gijs Schouten, os presidentes das cooperativas Batavo, Renato Greidanus e da Capal, Eric Boch.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR
◄ Leia outras notícias