Outros

Aftosa no Paraguai deixa governo do Rio Grande do Sul em alerta

A notificação de um novo foco de aftosa no Paraguai fez o governo do Rio Grande do Sul emitir um ?alerta sanitário?


Publicado em: 05/01/2012 às 16:15hs

Aftosa no Paraguai deixa governo do Rio Grande do Sul em alerta

Seis equipes da Secretaria da Agricultura foram destacadas para inspecionar uma faixa de 200 km ao longo da fronteira com a Argentina e buscar rebanhos de procedência desconhecida.

O foco foi detectado em uma fazenda no departamento de San Pedro, no norte paraguaio, e confirmado por meio de uma análise na última segunda-feira (2).

O governo do Rio Grande do Sul diz que não há razões para “pânico” entre os produtores, já que 96% do bois e búfalos de até dois anos acabaram de ser vacinados. No entanto diz que vai intensificar ações de vigilância, com a participação até de policiais militares.

As equipes, que contam com veterinários, vão fiscalizar o comércio de carne e propriedades da região, além de montar barreiras.

No ano passado, quando outro foco da doença foi localizado no país vizinho, as Forças Armadas participaram da vigilância nas fronteiras. O Ministério da Agricultura temia que, com a queda no preço do gado paraguaio devido à aftosa, os animais fossem trazidos clandestinamente para o Brasil.

Fonte: Folha.com

◄ Leia outras notícias