Outros

Acadêmico colombiano de zootecnia chega ao Brasil para estágio com as raças Hereford e Braford

Já está no Rio Grande do Sul, desde o dia 4 de fevereiro, o estudante de zootecnia da Universidad de La Salle (Bogotá/Colômbia), Mauricio Vesga


Publicado em: 15/02/2012 às 11:40hs

Acadêmico colombiano de zootecnia chega ao Brasil para estágio com as raças Hereford e Braford

Ele deve ficar quatro meses cumprindo estágio obrigatório, para a conclusão de seu curso superior, conhecendo e participando do trabalho desenvolvido com as raças Hereford e Braford na Estância Luz de São João localizada no município gaúcho de São Gabriel.

Vesga conheceu os projetos e pesquisas brasileiros com as raças Hereford e Braford através de Alfonso Uribe e seu programa de televisão exibido na Colômbia “El mundo del Campo”, o qual apresentou alguns criatórios de Hereford e Braford do Brasil. Mauricio, interessado no trabalho desenvolvido no Brasil, fez contato, através de Alfonso Uribe, que já conhecia o país e os criadores através do Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB), com a Estância Luz de São João e com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que, em consonância com o acordo de cooperação técnica firmado com a Associação de Hereford e Braford da Colômbia em julho de 2011, estabeleceu convênio com a Universidad de La Salle possibilitando a vinda do estudante.

Segundo Mauricio Vesga, esta é uma nova experiência a que teve acesso. "Agora posso ver a maneira como manejam a genética das raças Hereford e Braford não só na Estância Luz de São João, bem como no Rio Grande do Sul. Esta experiência servirá como bagagem cultural em minha profissão, pois enriquecerá meu conhecimento e possibilitará avaliar todas as qualidades dos HB brasileiros", comentou.

O estagiário pretende ainda conhecer todas as qualidades da raças HB e estudar uma forma de aplicar sua genética no trópico colombiano.

- Tenho visto que as raças são excelentes e não possuem restrições. Pretendo voltar para a Colômbia, com todo este conhecimento e verificar a melhor maneira de introduzir esta genética ao sistema reprodutivo colombiano, um país que necessita melhorar sua produção de carne, concluiu.

Para o superintendente da ABHB, Gabriel Isaacsson, a difusão do conhecimento como forma de aumentar índices produtivos da pecuária como um todo é uma das principais metas da ABHB.

- Este tipo de ação possibilita à próxima geração de técnicos o contato com o mercado real, com a tecnologia de ponta que está sendo usada, e a entrada no agronegócio através da aproximação com os produtores; além disso promove o encontro com a criação das raças HB e difunde seu potencial. Já é rotina enviarmos estudantes aqui do Brasil para outros países, como Uruguai, Argentina, Canadá, dentre outros; bem como recebê-los em nossas propriedades e na própria associação. O recém firmado convênio com a universidade colombiana é importante pois fortalece ainda mais a rede de intercâmbios estudantis que viemos desenvolvendo", completa.

Maurício Vesga ainda recebeu uma bolsa integral da ABHB para participar do 4º Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus, que acontece entre os dias 22 e 24 de março, no auditório da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre/RS.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABHB

◄ Leia outras notícias