Outros

A 7ª Dinapec será aberta às 10 horas desta quarta-feira, dia 14 de março, na sede da Embrapa Gado de Corte

A solenidade de abertura da 7ª Dinâmica Agropecuária ? Dinapec contará com a presença do governador do Estado de MS, André Puccinelli, do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes, do vice-ministro de desenvolvimento rural e terras da Bolívia, Victor Hugo Vásquez, além de vereadores, deputados e representantes de órgãos ligados à agropecuária, universidades e entidades parceiras, além de dirigentes e pesquisadores de diversas unidades da empresa


Publicado em: 14/03/2012 às 08:05hs

A 7ª  Dinapec será aberta às 10 horas desta quarta-feira, dia 14 de março, na sede da Embrapa Gado de Corte

Os convidados serão recepcionados pelo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber de Oliveira Soares e seus adjuntos que destacarão a importância do evento para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

A Dinapec ampliou as parcerias, o número temas e estandes. No estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), será apresentado o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) e no do Banco do Brasil as linhas de crédito disponíveis para atender o Programa ABC  - Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e o Manual de Crédito Rural (MCR). No total são oito estandes para atender e esclarecer os visitantes dos seus serviços prestados.

Visando fortalecer o evento e dar maior diversidade de tecnologias a Dinapec ampliou o número de parcerias e de unidades de pesquisa no evento. No total são 10 empresas parceiras e 13 unidades descentralizadas da Embrapa representando todas as regiões do Brasil que vão mostrar suas novas tecnologias e serviços nas diversas áreas de produção como: de grãos, gado de corte e de leite, florestas, ovinos, eqüinos, pastagens, nutrição e manejo de rebanhos, pecuária de corte pantaneira, controle de pragas, Boas Práticas Agropecuárias dentre outras.

Os roteiros tecnológicos, dinâmicas e os cursos chamam a atenção dos visitantes. Este ano cerca de 50 temas serão abordados nos roteiros e seis cursos estão sendo oferecidos pela Dinapec a uma taxa de inscrição no valor de 30 reais. Cada curso tem duração de quatro horas e ainda há vagas para quem se interessar. Os cursos disponíveis são: planejamento e manejo de sistema ILPF; controle de carrapato em bovinos; melhoramento genético animal aplicado na fazenda; a reprodução e a produção de carne; atualização no controle de parasitos gastrintestinais de pequenos ruminantes e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF): saída para conciliar preservação ambiental e desenvolvimento.

Indígenas garantem participação na Dinapec 

Por meio da FUNAI indígenas de duas etnias garantem participação na Dinapec. Um grupo formado por cinco indígenas kadiwéus confirmaram participação em curso e roteiros. Um dos cursos que os kadiwéus se inscreveram foi o de iLPF, cujo enfoque é  conciliar preservação ambiental e desenvolvimento. Eles participarão durante os três dias das atividades da Dinapec, informou Haroldo Pires de Queiroz, responsável pela organização dos Roteiros.

Um grupo indígena Terena também manifestou interesse em participar da programação da Dinapec na Embrapa. Os índios acreditam que podem aprender técnicas com os pesquisadores e utilizarem o aprendizado em suas regiões.  No ano passado um pequeno grupo visitou a Dinapec. Eles levaram do evento uma boa imagem e aprenderam muitas técnicas – constatou a assessoria de imprensa da Embrapa. “Este ano o número de participantes indígenas deve crescer ainda mais, bem como a de produtores rurais, estudantes e técnicos”, acredita a organização do evento.

A Dinapec coloca à disposição de seus visitantes uma boa estrutura física provida de banheiros, lanchonete e restaurante com refeições ao preço de 10 reais por pessoa.  Ônibus para deslocamento até o restaurante (dentro da Embrapa) serão liberados nos dias 15 e 16 de março.

A entrada na Dinapec é gratuita e a participação de grupos fechados deve ser feita com antecedência. Mais informações no site da Embrapa www.cnpgc.embrapa.br.

A abertura da Dinapec está confirmada para as 10 horas desta quarta-feira, bem como a presença das autoridades acima mencionadas.

A Embrapa Gado de Corte está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, na Vila Popular (saída para Aquidauana).  O telefone de contato é: 3368-2000.

Fonte: Embrapa Gado de Corte

◄ Leia outras notícias