Outros

70ª Exposição Agropecuária de Alegrete

Julgamentos de Animais movimentam Expofeira de Alegrete


Publicado em: 17/10/2012 às 13:30hs

70ª  Exposição Agropecuária de Alegrete

A 70ª Exposição Agropecuária de Alegrete que acontece até o dia 21 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, já revela os primeiros campeões de bovinos à galpão e rústicos das raças Shorthorn e Charolês, nesta terça-feira,16.

Na raça Shorthorn PO à galpão, a Cabanha Ibirocai, do expositor Thales Medeiros Ferreira da Costa, de Alegrete,  levou a premiação da fêmea Grande Campeã, no campeonato Vaquilhona Maior e a Reservada Grande Campeã, no campeonato Terneira.  Nos bovinos rústicos da raça Shorthorn PO, a Cabanha Ibirocai, de Alegrete, também venceu no lote Grande Campeão, no campeonato Terneiro. O criador Leonardo Mazzei foi o jurado da raça Shorthorn.

A raça Charolês, animais tradicionalmente conhecidos como “gado de prata que vale ouro”, mostrou sua força na pista dos rústicos, na tarde desta terça-feira. “ O julgamento dos animais se deu pela uniformidade das raças e quartos mais largos o que representa sua boa genética” avalia o jurado da raça Charolês, Cláudio Rosa Marimon. A Estância Sá Brito, de Alegrete, levou a premiação do lote Grande Campeão, no campeonato Touro Três Anos  e o Lote Reservado Grande Campeão, da Raça Charolês FL.

O expositor Parceria Rural Adolpho G. Gomes e Filhos, da Estância Sá Brito, também confirmou seus animais de ponta, na raça Charolês Mocho PO, levando a premiação no lote Grande Campeão, no campeonato Terneiro.

Cerca de 60 reprodutores das raças Charolês, Montana, Shorthorn, Limousin e Brahmam, serão os primeiros animais a serem ofertados na pista de remate, logo mais às 18h. 

Várias Espécies de Aves mostram seu perfil na Expofeira de Alegrete


Os pequenos animais também têm seu espaço na feira de Alegrete. De pequeno porte, porém suntuosas, cerca de 160 Aves de origem Asiática, Americana, Inglesa e de várias espécies foram avaliadas pelo criador Uruguaio, Vitor Manfred, na tarde da última segunda-feira,15.

As cabanhas de Alegrete, que alcançaram excelente resultado na 35 ª Expointer tiveram uma disputa parelha  e de bastante qualidade, segundo o jurado Uruguaio.

O Criatório Nossa Senhora da Conceição, do expositor Luis Felipe de Mello, levou o primeiro lugar na categoria macho e fêmea das raças Brahma Perdiz, Orpington Negra, Plimouth Rock Branca e Plimouth Rock Barrada Park. Na categoria macho, o primeiro lugar na raça Rhode Island Red.

O Criatório Sidelina, do expositor André Machado, levou o título de grande campeão na raça Orpington Amarela, e Brahma Dark. Grande Campeã, na raça Light Sussex,Gigante Negro,Sebright Prateado.

A Granja Santa Catarina, do expositor Jefferson Severo Alves, levou o título de grande campeã e grande campeão, na raça New Hampshire, aves até 12 meses. Também o de grande campeã na raça Rhode Island Red, Brahma Dark, Conchinchina Branca Miniatura, Conchichina Preta Miniatura.  As aves estão expostas ao público no Pavilhão das Aves até o domingo, dia 21. Até o final desta tarde foi o último prazo para a entrada de bovinos Brangus à galpão e rústicos.

Importantes cabanhas mostram o potencial da Raça Brangus na Expofeira de Alegrete.  Concurso leiteiro também movimenta a feira

Nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, será o dia em que a raça Brangus preencherá os espaços do Parque Dr. Lauro Dornelles, através de julgamentos à galpão e de rústicos.

A raça Brangus é feliz resultado do cruzamento de Angus e zebuínos, aliando da raça européia a qualidade indiscutível de sua carne com marcantes características de maciez, suculência e sabor com a rusticidade e adaptabilidade intrínsecas do Zebuíno. Em razão desta rara combinação, o produtor rural percebeu o potencial da raça Brangus, que por sua genética dominante imprime, já no primeiro cruzamento, sua qualidade e precocidade, e assim utiliza-a em cruzamentos industriais.Toda a qualidade do Brangus, a Raça Forte, será ofertada, às 16h, no remate de reprodutores e matrizes da raça.

Também está programado para às 22h, o esgotamento das Vacas para o concurso leiteiro. Também é o último dia para a admissão de bovinos Angus à galpão e rústicos, ovinos tipo lã à galpão e rústicos e Hereford e Braford à galpão.

Fonte: Expofeira de Alegrete

◄ Leia outras notícias