Outros

12º Leilão de Touros Embrapa-AGCZ tem animais com qualidade confirmada por DNA

Serão 50 animais com melhor resultado no 14º Teste de Desempenho de Touro Jovem-TDTJ, prova anual, realizada na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO)


Publicado em: 14/09/2012 às 08:00hs

12º Leilão de Touros Embrapa-AGCZ tem animais com qualidade confirmada por DNA

O Tatersal III do Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia receberá, no dia 15 de setembro, o 12º Leilão de Touros Jovens Embrapa/AGCZ e o potencial genético dos animais que serão apresentados é ponto a ser destacado, devido à revolução pela qual passa a avaliação genética com a utilização de Marcadores Moleculares. Serão 50 animais com melhor resultado no 14º Teste de Desempenho de Touro Jovem-TDTJ, prova anual, realizada na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO).

O TDTJ é hoje referência entre a cadeia produtiva do gado, graças à confiabilidade impressa em seus critérios e métodos. Entre eles, conta com Marcadores Moleculares, que identificam precocemente, por análise de DNA, a aptidão do animal para características como peso, precocidade, leite, carcaça, presença ou não de chifres, potencial reprodutivo ou a capacidade de transmissão de características para seus descendentes. Com base nas predições desses marcadores, os criadores têm possibilidade de optar, de forma segura, por acasalamentos de animais que proporcionem com eficiência os resultados desejados. Entre as características avaliadas estão: espessura de gordura, área de olho de lombo, probabilidade de parto precoce, idade ao primeiro parto, produtividade acumulada e habilidade materna aos 120 dias.

A cada dia novas ferramentas de seleção estão disponíveis para os criadores, permitindo expandir os horizontes e a obtenção de animais rentáveis. Para os compradores, os Marcadores Moleculares e outros estudos, como a Diferença Esperada de Progênie-DEP, mais uma ferramenta científica que propicia melhora em rebanhos, e as avaliações fenotípicas, garantem a aquisição de animais com maior segurança genética.

O TDTJ é uma prova que visa à identificação de animais para suprir as demandas da bovinocultura de corte na região dos cerrados. É realizado no período de junho a março, sob a coordenação de técnicos da Associação Goiana dos Criadores de Zebu-AGCZ e da Embrapa, com a homologação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu-ABCZ e a avaliação genética do programa Nelore Brasil, da Associação Nacional dos Criadores e pesquisadores-ANCP.

Mais informações e reservas: (62) 3533-2205 (Juliana) / 3275-8181 (Maria Luiza).

Ainda em setembro, de 10 a 16, também no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia, acontece o Goiás Genética – Excelência Produtiva e Lucratividade. Serão realizadas palestras com assuntos diversos dentro do tema: “O Impacto Genético na Eficiência Produtiva”. A realização é da Associação Goiana dos Criadores de Zebu-AGCZ, e da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura-SGPA, com apoio da Embrapa. Veja aqui a programação do evento.
http://www.agcz.com.br/goiasgenetica/.

Esse evento é realizado pela AGCZ e SGPA, com apoio da ABCZ Embrapa ANCP, Banco do Brasil, Tortuga, FAEG, FUNDEPEC-Goiás, Syngenta, Gir Goiás, AGT, Nelore Goiás, Brahman, AGG, Nelore Qualitas, PNMGIR, Rowan, Nutron, AFB e CRV Lagoa.

informações sobre o Goiás Genética: www.agcz.com.br ou pelo telefone (62) 3203-1212.

Fonte: Embrapa Arroz e Feijão

◄ Leia outras notícias