Publicado em: 02/05/2012 às 09:00hs
A informação é do zootecnista da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Haroldo Pires de Queiroz. Ele explica que, durante a seca, o teor de proteína da pastagem diminui havendo necessidade de reposição para que os animais não percam peso. A recomendação de um suplemento mineral com ureia e enxofre é valida para fêmeas adultas em reprodução, bois gordos para abate e animais em recria.
Segundo o zootecnista, os animais que podem receber a mistura são aqueles que normalmente já consomem sal mineral. A ureia deve ser misturada ao sal mineral em quantidades crescentes, visando facilitar a adaptação da flora do rúmen. A finalidade de suplementar os animais com minerais e ureia é garantir a sobrevivência das bactérias do rúmen que digerem o capim fornecendo energia para o boi. “A quantidade de ureia no sal deve ser aumentada gradativamente até alcançar a proporção de um para um”, informa o técnico da Embrapa.
Queiroz lembra que é importante seguir as recomendações acima e que para os efeitos desejados é necessário não faltar pasto, mesmo que seco. “A mistura não deve ser oferecida para bezerros, animais fracos ou debilitados e nem para equinos”, alerta. Outra recomendação é não deixar acumular água nos cochos nem ultrapassar a quantidade de ureia, caso contrário há riscos de perdas de animais por intoxicação.
Segundo ele, a técnica de fornecimento de ureia é mais barata se comparada a outras como a de suplementação com silagem e fenação. Isso porque os custos com maquinários e suplementos encarecem a produção. No entanto, o produtor deve seguir as recomendações técnicas para que o programa dê certo.
Conheça os detalhes dessa tecnologia na entrevista do Prosa Rural desta semana com o zootecnista da Embrapa Gado de Corte, Haroldo Pires de Queiroz. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Fonte: Embrapa Gado de Corte
◄ Leia outras notícias