Nutrição

I Seminário de silagem de alta qualidade debate tecnologias que proporcionam mais carne e leite

Sementes Biomatrix reúne lideranças da cadeia produtiva de carne e leite para destacar mais recentes pesquisas e tecnologias do setor


Publicado em: 10/07/2013 às 13:10hs

I Seminário de silagem de alta qualidade debate tecnologias que proporcionam mais carne e leite

Tecnologias que proporcionam mais carne e leite ao produtor serão destacadas durante o 1º Seminário de silagem de alta qualidade, promovido nesta quarta-feira, dia 10 de julho, pela Sementes Biomatix, na cidade de Franca, interior de São Paulo.

O encontro reúne as principais lideranças da cadeia produtiva de carne e leite para debater os principais desafios e oportunidades do setor, além das mais recentes pesquisas e tecnologias capazes de contribuir com aumento de produtividade e rentabilidade no campo.

O objetivo é promover maior nível de capacitação no campo e colaborar com o desenvolvimento da produção nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, afirma o coordenador de Marketing da Biomatrix, Anderson Rodrigues.

Produtividade e redução de custo

Maior produção de carne e leite por animal e redução nos custos de produção são as principais vantagens do uso de silagem de alta qualidade na nutrição do rebanho, defende o engenheiro agrônomo e coordenador da regional sudeste da Biomatrix, Antônio Benedetti. “O volumoso de alta qualidade tem maior digestibilidade e gera maior eficiência na produção de energia, o que resulta em maior produção de carne e leite”, ressalta.

O médico veterinário e consultor de silagem da Biomatrix, Luis Eduardo Zampar, explica que uma silagem de alta qualidade possibilita reduzir o uso de concentrados na dieta, o que representa uma forte diminuição nos custos do produtor. “Para se ter uma ideia, a tonelada de ração custa R$ 1.000 em média, contra o valor de cerca de R$ 70 por tonelada da silagem. É uma diferença muito grande para o produtor”.

Animais mais saudáveis é outra vantagem desta tecnologia, aponta o especialista. “Uma vez que o uso de concentrados é reduzido, você ganha mais saúde para os ruminantes. Além disso, o produtor tem a vantagem de usar a própria terra para produzir o alimento do rebanho, reduzindo a importação de produtos”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Biomatrix

◄ Leia outras notícias