Nutrição

Guabi orienta sobre o manejo e a alimentação ideais para equinos na Abraveq Campinas

A Associação Brasileira dos Médicos Veterinários em Equídeos (ABRAVEQ) promove, entre os dias 22 e 24 de junho, a XIII Conferência Anual em Campinas, interior de São Paulo, no Royal Palm Plaza Resort


Publicado em: 22/06/2012 às 12:40hs

Guabi orienta sobre o manejo e a alimentação ideais para equinos na Abraveq Campinas

O evento reúne médicos veterinários de todo o Brasil e conta, mais uma vez, com a participação do Grupo Guabi. A Empresa estará com stand e equipe técnica para receber os participantes do evento com interesse em conhecer o portfólio de produtos para equinos e orientar sobre a importância da alimentação e manejos ideais para a criação destes animais.

De acordo com Sigismundo Fassbender, gerente de equinos da Guabi,  para que o criador obtenha sucesso na criação e reduza os riscos de distúrbios, é de suma importância que o manejo seja focado em: água, volumoso, concentrado e sal mineral diariamente.

O peso corpóreo de um equino adulto é constituído de 65 a 75% de água e a de um potro de 75 a 80%. Portanto, é necessário que ofereça sempre água limpa, fresca e local de fácil acesso para o animal. O volumoso é a base da alimentação do cavalo por ser um animal herbívoro. A necessidade de ingestão diária varia entre 0,5 a 2,5% do peso vivo (PV) em matéria seca (MS). É preciso fornecer uma forragem de excelente qualidade para evitar problemas decorrentes dos desequilíbrios nutricionais, como por exemplo a “cara inchada”. Uma das causas desta doença é a ingestão de forragens ricas em um composto chamado ácido oxálico. Este tem capacidade de se unir com o cálcio na dieta, formando o oxalato de cálcio, que torna este componente da dieta indisponível para o animal. Um dos exemplos é a brachiaria humidicola e o cultivar dictyoneura. Outros grupos de gramíneas, que têm o mesmo problema são: os panicum - mombaça, tanzânia e massai.

O fornecimento do volumoso precisa anteceder o concentrado. Os animais que tiveram acesso ao capim ou feno durante toda a noite, podem normalmente ter pela manhã como primeira refeição a ração. A quantidade de volumoso ofertada ao animal deve compor pelo menos 50% de sua dieta total em matéria seca. No item concentrado, há diversos tipos de apresentações, como as rações peletizadas, extrusadas e multipartículas. A necessidade de concentrado (ração) varia entre 0,5 a 1,5% do PV. A variação está relacionada com o tipo e intensidade de exercício, idade e estado de saúde do animal.

A quantidade de concentrado oferecida não deve ultrapassar dois quilos por refeição, porque o trato digestivo do animal depende diretamente da enzima amilase. O animal não possui enzima suficiente para digerir quantidade superior, pois seu estômago tem capacidade pequena, que varia de 15 a 18 litros. A ração deve ser dividida para proporcionar um melhor aproveitamento e evitar sobrecargas e distúrbios digestivos. Alguns cuidados que devem ser tomados no fornecimento do concentrado são: não colocar imediatamente para o animal (antes ou após o exercício), não deixar a ração no cocho por período prolongado e devem ser instituídos os horários de fornecimento (evitando alterações).

A ração Equitage Supreme, é formulada para cavalos atletas, principalmente aqueles que participam de provas de explosão, nas quais necessitam de fontes energéticas de rápido aproveitamento, como tambor, baliza, maneabilidade e velocidade, dentre outras modalidades.  É uma ração com multipartículas – Sweet Feed- com alta digestibilidade e palatabilidade. Formulada com 12% de proteína, 3.650 kcal de energia digestível, com inclusão de óleo vegetal, minerais orgânicos (cromo, zinco, cobre e selênio), vitaminas (A, D, E e C), biotina (fortalecimento dos cascos), prebiótico, probiótico e aminoácidos essenciais como a lisina. A Equitage com Laminados foi desenvolvida para equinos adultos que realizam trabalho moderado a intenso e animais em início de treinamento.

Já a Equitage Pólo é uma ração que possui níveis reforçados de minerais orgânicos; aminoácidos essenciais e probióticos, que promovem povoamento microbiológico do ceco, favorecendo inclusive o funcionamento da flora intestinal. Apresenta em sua composição partículas extrusadas; milho laminado; maior inclusão de aveia laminada; óleo vegetal e melaço. Esta ração atende a demanda energética e todas as necessidades nutricionais dos equinos, em programas de treinamento pesado. Mantém o animal em condição física, para que possa expressar todo o seu potencial genético.

A mineralização é de extrema importância. As perdas ocorridas, principalmente pelo suor, são significantes e, muitas vezes, não são repostas. Portanto, o sal mineral deve ser um dos componentes da dieta do equino, independente de qual fase ele se encontre (crescimento, reprodução ou trabalho). O fornecimento pode ser realizado direto na ração ou em cochos com livre acesso, para que o animal dose seu próprio consumo. A administração dever ser contínua. O consumo médio esperado para cavalos atletas é de 70 a 90g diários, já éguas gestantes e lactantes de 60 a 70g diários e para potros de 15 a 30g por dia.

O Guabiphos Centauro Cromo apresenta alta aceitabilidade pelos animais e contém componentes como o cromo orgânico, que propicia incremento de glicose no interior das células (por aumentar o número de receptores e potencializar a ação da insulina), o que resulta em maior aproveitamento de energia e aumento do tecido muscular. O cromo orgânico aumenta também a imunidade dos cavalos submetidos às situações de estresse por reduzir o cortisol, o qual tem ação contrária à insulina e exerce efeito supressor sobre o sistema imunológico.

Os teores adequados de cálcio e fósforo evitam anormalidades ósseas, principalmente em animais jovens e/ou submetidos às atividades físicas intensas. A ingestão de Guabiphos Centauro Cromo atua no combate de radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos – mais frequentes em cavalos atletas, pois é enriquecido com vitamina E e ainda repõe os eletrólitos perdidos no suor durante o exercício.

Já o suplemento Equiturbo Energy, fornece energia extra aos cavalos atletas, quando submetidos ao máximo do seu condicionamento físico. É um concentrado “extrusado” energético de rápida liberação de energia, alta digestibilidade e palatabilidade. A adição de carboidratos, óleo vegetal e melaço, conferem uma interação perfeita na disponibilidade do equilíbrio energético.

Com 37 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE).

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias