Nutrição

Determinação do MAPA ratifica a tecnologia dos minerais orgânicos

Revisão de legislação vem ao encontro de tecnologia já em prática pela Tortuga há mais de duas décadas


Publicado em: 23/03/2012 às 08:00hs

Determinação do MAPA ratifica a tecnologia dos minerais orgânicos

O MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicou no dia 23 de fevereiro, no Diário Oficial, uma portaria que revogou a exigência de limitesmínimos e ou máximos para o uso de micro e macro minerais para a produção de rações para aves, suínose bovinos.

Segundo a Coordenação de Fiscalização de Produtos para Alimentação Animal (CPAA), a alteração está embasada em referências técnico-científicas. Sendo que a principal delas seriam os estudos que comprovam o uso eficaz de minerais orgânicos em níveis inferiores àqueles previstos na portaria anterior.

Como na tecnologia dos minerais orgânicos desenvolvida pioneiramente pela Tortuga nos carbo-amino-fosfoquelatos, esses produtos apresentam maior biodisponibilidade. O que significa melhor absorção pelo animal e, portanto, maior aproveitamento nutricional e menor excreção de minerais no meio ambiente.

“Estudos realizados pela Tortuga em centros experimentais próprios e em parceria com universidades e associações, nos diversos segmentos de animais de produção, comprovaram que é possível manter a produtividade mesmo com o uso reduzidodos carbo-amino-fosfoquelatos na nutrição animal”, assinalaDr. Oswaldo Garcia, diretor técnico da Tortuga.

O diretor técnico da empresatambém destaca que o meio ambiente será favorecido com a nova medida do MAPA. “Com maior biodisponibilidade e melhor absorção, é possível formular uma dieta com níveis reduzidos de minerais orgânicos sem perder a produtividade e consequentemente uma menor excreção de minerais no meio ambiente”, acrescenta Garcia.

Pioneirismo –Além de ser pioneira na produção nacional de minerais orgânicos, desenvolvidos pela empresa há mais de 23 anos, a Tortuga destacou-se no cenário da nutrição animal por ser a primeira empresa brasileira a desenvolver dez minerais orgânicos diferentes e também por ser a primeira a viabilizar economicamente a substituição total dos microminerais inorgânicos por orgânicos (100% microminerais orgânicos na dieta animal).

Fonte: FirstCom Comunicação

◄ Leia outras notícias