Publicado em: 05/10/2012 às 07:15hs
A Alltech do Brasil - líder mundial em nutrição animal natural - realizou no restaurante Madalosso, em Curitiba (PR), o lançamento oficial dos minerais orgânicos Bioplex TR, que integram o programa Pig Advantage. Estes microminerais permitem a suplementação de forma semelhante à encontrada na natureza, o que possibilita maior biodisponibilidade no organismo. O programa disponibiliza um conjunto de soluções naturais, eficientes e economicamente viáveis para a suinocultura. A utilização do Bioplex garante: maior retenção tecidual dos minerais; menor excreção na natureza; economia; lucratividade; 100% rastreável e livre de contaminação.
A abertura do lançamento foi realizada por Fábio Catunda, gerente de soluções minerais e suínos para América Latina da Alltech. “O Bioplex TR não contém qualquer tipo de contaminação. A Empresa investiu dois milhões de dólares em rastreabilidade para identificar dioxinas e bifenilos policlorados (PCB). Os minerais orgânicos garantem a saúde do animal, meio ambiente e uma carne mais segura ao consumidor”, explicou Fábio.
O evento contou também com a participação da professora Drª Melissa Hannas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Dr. Gustavo Lima, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que apresentaram estudos que indicam a possibilidade de substituição dos minerais inorgânicos por orgânicos. “Os minerais orgânicos não interferem no meio ambiente e possibilitam maior absorção pelo animal com uma quantidade bem menor em comparação aos inorgânicos”, frisa Gustavo. Já a Drª Melissa acrescenta que “os minerais são de suma importância para o sistema imunológico, produtivo e reprodutivo”.
Quem também esteve presente na cerimônia, para divulgar a pesquisa sobre a substituição total dos minerais na forma inorgânica por orgânica em dietas de leitões após o desmame, foi o Dr. Dalton Fontes da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Ele dissertou sobre os estudos realizados entre os meses de junho e julho, na Granja São Paulo, onde foram empregados apenas os minerais orgânicos na dieta dos animais. “O resultado foi satisfatório por alterar de forma positiva o desempenho dos leitões: melhor conversão alimentar, maior ganho de peso e menor incidência de diarréia”, observou Dalton.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias