Publicado em: 09/08/2012 às 13:40hs
“Agora é o momento para os produtores avançarem para soluções integradas. Há uma excelente oportunidade entre o desempenho e o verdadeiro potencial genético destas aves, para que produzam mais carne e mais ovos de forma rentável e sustentável”, ressalta Connolly.
A grande questão é como alimentar uma população mundial de 9 bilhões em 2050? Um desafio para toda a cadeia alimentar. “Temos grandes desafios a enfrentar: terra, luz do sol e água. Os países estão entrando em pânico com o aumento da população. A China tentou comprar 5 milhões de hectares nas Filipinas”, alerta Aidan.
Aproximadamente 50% da produção do milho dos Estados Unidos são destinados à produção do etanol. Estes mesmos grãos são os principais ingredientes da ração dos animais, principalmente, das aves. “Precisamos ter mais eficiência ao produzir os alimentos. O Brasil é líder nesta consolidação e a Alltech dispõe de tecnologias para otimizar os alimentos ingeridos pelas aves”, acrescenta.
Diante deste cenário, Aidan ressalta a importância de aumentar o potencial genético para atender melhor o consumidor. “Precisamos entender o que o consumidor quer. Hoje, todos buscam por uma melhor qualidade de vida, principalmente, através da alimentação”, complementa.
Por outro lado, o produtor busca esta eficiência para proporcionar um frango de melhor qualidade, mais nutritivo e com maior número de antioxidante e ao menor custo ao consumidor. Para viabilizar de forma produtiva e rentável a avicultura no Brasil e no Mundo, a Alltech tem realizado pesquisas com alta tecnologia. Nos Estados Unidos, a Empresa dispõe de um Centro de Nutrigenômica, na cidade de Nicholasville – Kentucky. “Esta é uma ciência única que estuda a influência da nutrição na expressão genética dos animais. Esta será peça fundamental para evolução de tecnologias já existentes além do desenvolvimento de novos produtos de importância para nossa indústria”, Mark Lyons, Vice-presidente Corporativo da Alltech.
Para auxiliar o produtor, a Alltech acaba de lançar seu programa Poultry Advantage. Os complexos enzimáticos naturais possibilitam melhor aproveitamento dos nutrientes pelo aumento da digestibilidade dos alimentos, minimizam custos para o produtor e reduzem a excreção no meio ambiente. É possível incrementar a lucratividade e a produtividade, reduzindo o custo das dietas entre 5% e 10%. Atualmente, a alimentação do frango representa de 65% à 70% do custo de produção em frangos de corte dependendo do país.
Um pouco mais sobre o Programa Alltech Poultry Advantage - Um terço da produção global de carne consiste em produtos de aves. Este setor produz uma série de fontes diversificadas e acessíveis de proteína – frangos, perus, ovos, patos, etc. Com as mudanças no cenário agrícola e com o crescimento da população mundial, o maior desafio a ser enfrentado é assegurar maior eficiência dos lotes de aves para atender a demanda por alimentos.
A criação de aves para alcançar seu máximo desempenho, apesar dos crescentes riscos de doenças, contaminação dos alimentos e estresse na indústria global de alimentos, está aliada à busca por dietas ideais baseadas em pesquisas científicas. O equilíbrio entre fatores econômicos e sanidade torna-se cada vez mais difícil em virtude dos altos preços das matérias primas e pressão por baixos preços ao longo da cadeia de valor. Diante deste cenário a Alltech acaba de lançar o programa Poultry Advantage.
O programa Alltech Poultry Advantage consiste em soluções nutricionais naturais criadas para enfrentar os desafios que afetam a produção e rentabilidade da indústria avícola moderna. É a maneira natural de melhorar sanidade, desempenho e rentabilidade da produção de aves para as empresas em todo o mundo. O foco da Alltech é tratar de problemas críticos que afetam todos os participantes da cadeira de produção avícola – de fornecedores a consumidores. Este novo produto atribui importância à qualidade, eficiência, potencial genético, rastreabilidade e proteção ambiental.
O programa é composto por soluções naturais – eficientes e financeiramente viáveis para a avicultura como Actigen®; Mycosorb®; Sel-Plex®; Allzyme® SSF; Bioplex® e NuPro®. Proporciona segurança e eficiência alimentar, controla as micotoxinas, melhora a saúde intestinal, o crescimento e a qualidade de carne e ovos. A maior biodisponibilidade dos microminerais orgânicos aumenta as reservas minerais de aves, permite ao produtor aumento de rentabilidade e minimiza a excreção mineral.
Alltech no Brasil
A Alltech do Brasil é formada por uma unidade fabril em São Pedro do Ivaí (PR) e por um centro administrativo e planta industrial em Araucária (PR). A unidade brasileira é responsável pelo segundo maior volume de produção do Grupo Alltech.
A unidade localizada no município de São Pedro do Ivaí fabrica insumos naturais para alimentação animal a partir do melaço, subproduto da cana-de-açúcar. Prevista inicialmente para produzir anualmente 20 mil toneladas de biomassa, há quatro anos aumentou sua capacidade de produção para 50 mil toneladas/ano, com possibilidade de dobrar sua capacidade. Atualmente, esta é a maior fábrica de biotecnologia do país. Cerca de 70% da produção é destinada ao mercado externo, transformando o Brasil no maior centro produtor e exportador do uso da alta tecnologia do Grupo Alltech. O Sel-Plex, NuPro, Bio-Mos, Mycosorb, Actigen e Bioplex são produzidos nesta unidade. A planta de Araucária é especializada na produção de produtos líquidos, inoculantes e o Optigen.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias