Publicado em: 20/09/2013 às 12:50hs
No próximo domingo (22), o “Dia Mundial Sem Carro” é comemorado em algumas cidades brasileiras. O evento tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade com temas relacionados à mobilidade urbana como: saúde, qualidade de vida, poluição e acidentes.
O Grupo Guabi participa do evento com cavaleiros e amazonas que desfilarão pelas principais ruas do centro de São Paulo. Os participantes sairão do Jardim Zoológico de São Paulo em direção à avenida dr. Ricardo Jafer, cruzarão toda a avenida Paulista até o vão livre do Masp onde acontecerá o encerramento. Para fechar com chave de ouro, no Masp, os animais receberão água, descanso, feno, além de muita moda de viola aos participantes.
“Esta cavalgada incentiva ações de cidadania e projeta uma reflexão sobre os grandes problemas causados pela emissão de CO2 e metais pesados no ar. A poluição causa problemas respiratórios principalmente em idosos e crianças, os leitos dos hospitais ficam sobrecarregados e geram alto custo social” ressalta Claudia Ceola, veterinária e supervisora técnica de equinos do Grupo Guabi.
Mobilidade – uma questão de segurança e qualidade de vida.
A cidade de São Paulo tem problemas com mobilidade urbana. Segundo dados divulgados pela Rede Nossa São Paulo e Ibope, o paulistano gasta em média 2h15 diariamente no trânsito. Além de ser prejudicial à saúde, compromete a qualidade da vida da população que deixa de se divertir, dormir, curtir família e amigos.
As soluções apontadas por especialistas é o investimento em transporte público de qualidade. Algumas medidas para mudança no caos do transporte contribuem para diminuição do impacto da poluição no meio ambiente como:
• Construção de mais linhas férreas: São Paulo possui atualmente apenas 74,3 km de trilhos enquanto grandes metrópoles como Nova Iorque possui 374 km.
• Incentivar a locomoção por bicicletas: Considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, é utilizada por aproximadamente 7% dos brasileiros como transporte individual, de acordo com pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Para que a população possa usufruir deste bem comum, é necessária a construção de ciclovias com total segurança.
• Aumento dos corredores de ônibus: Aproximadamente 17 milhões de pessoas viajam nesse sistema de transporte por dia na cidade de São Paulo.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias