Publicado em: 27/09/2012 às 07:45hs
“O FEM tem características muito importantes como: maior investimento na formação dos produtores rurais, uma vez que o Programa tem uma carga horária bem maior e conteúdos focados com a realidade do grupo. Outro ponto forte é a oportunidade de transformar a propriedade por meio da ferramenta de validação de campo”, avalia a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa.
Os técnicos acompanharam o trabalho realizado nos municípios de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité, no sertão baiano. As Validações de Campo são feitas por instrutores do SENAR/BA que visitam a propriedade de cada produtor que participa do curso para verificar se os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do FEM estão sendo colocados em prática.
Durante a visita, os técnicos do SENAR participaram de um seminário sobre a metodologia de trabalho do FEM na sede do Sistema FAEB/SENAR, ouviram depoimentos de produtores e instrutores sobre o Programa e conheceram de perto o trabalho realizado nas propriedades.
Em Conceição do Coité percorreram a Fazenda Mimosa, na localidade de Patos, e acompanharam a validação de campo em Ovinocultura de Corte, atividade desenvolvida na propriedade. No município de Riachão do Jacuípe foi a vez da Fazenda Quixabeira Grande, em Barreiros. Na propriedade acompanharam a validação nas atividades de Ovinocultura de Corte e Caprinocultura de Leite.
Entenda o FEM
O Programa de Formação de Empreendedores em Cadeias Produtivas (FEM) tem a finalidade de capacitar trabalhadores e produtores rurais inseridos em cadeias produtivas existentes ou implementação de acordo com as características da localidade ou propriedade.
Dentro dessa perspectiva, o SENAR propõe a capacitação de recursos humanos envolvidos na fase de produção da cadeia produtiva, desenvolvimento de competências técnicas, melhoramento da gestão da propriedade, monitoramento e avaliação de resultados, fortalecimento de parcerias e cursos de longa duração.
O programa tem duração de dois anos, divididos em aulas quinzenais de 8h e validações de campo mensais nas propriedades. O SENAR/BA atua nas cadeias produtivas de Apicultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Citricultura, Eqüinocultura, Ovinocaprinocultura, Piscicultura e Silvicultura. As atividades de Cafeicultura e Mandiocultura ainda estão em desenvolvimento.
“O FEM representa uma nova fase para o SENAR e é fruto do amadurecimento institucional”, ressalta Andréa Barbosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR
◄ Leia outras notícias