Caprinos e Ovinos

vento em Encruzilhada do Sul mobiliza a cadeia produtiva dos ovinos

A cidade de Encruzilhada do Sul promove, nesta sexta-feira (13/07), o 3º Jantar do Cordeiro e do Vinho


Publicado em: 13/07/2012 às 18:30hs

vento em Encruzilhada do Sul mobiliza a cadeia produtiva dos ovinos

A programação, que inicia a partir das 9h, na Praça Ozy Teixeira, terá palestras sobre a ovinocultura, linha de crédito, bem-estar dos rebanhos, além da realização do jantar. Entre os palestrantes, estarão representantes da Emater/RS-Ascar, Sebrae, UFRGS e Banco do Brasil.

Após a abertura do evento, o gerente regional de Santa Maria da Emater/RS-Ascar, o engenheiro agrônomo Cesar de Medeiros, ministra a palestra “O Futuro da Ovinocultura”, na qual irá apresentar um histórico e as perspectivas para a criação de cordeiros. “Recentemente a produção de ovinos estava direcionada à produção de lã, e 70% da carne consumida no país era importada. Com a diminuição da oferta no exterior, a responsabilidade pelo abastecimento ficou com os produtores internos, e, a partir do momento em que começamos a produzir uma carne com mais qualidade, começa a aumentar o consumo”.

Ainda pela manhã, a programação segue com a palestra “Gestão da Unidade de Produção”, com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, regional Passo Fundo, Valdir Sangaletti. Na sequência, o representante do Banco do Brasil, Jader Félix, irá falar sobre linhas de crédito.

À tarde, a médica veterinária do Sebrae, Marlise Guermer, falará sobre “Verminose em Ovinos”. Para encerrar a programação, o zootecnista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Harold Ospina, irá abordar os princípios básicos para a nutrição e alimentação de ovinos de corte.

Jantar do Cordeiro e do Vinho

O jantar propriamente dito acontece a partir das 20h, no CTG Rodeio de Encruzilhada (rua Arnildo Genz, nº 2140), a um custo de R$ 40,00. No cardápio, churrasco, vários pratos à base de carne ovina e degustação de vinhos. A realização do evento é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do Sindicato Rural e da Associação dos Produtores de Ovinos de Encruzilhada do Sul (Aproes), com apoio da Emater/RS-Ascar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias