Caprinos e Ovinos

Seagri busca soluções estruturantes para a ovinocaprinocultura

Estado vai assinar convênio com produtores para implantar campo de cultivo de palma adensada


Publicado em: 13/04/2012 às 09:10hs

Seagri busca soluções estruturantes para a ovinocaprinocultura

A busca de soluções sustentáveis para convivência com o semiárido será um dos focos da IV Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), que acontece de 26 a 29 deste mês, na Univasf Juazeiro. Na abertura do evento, será assinado convênio entre a Secretaria Estadual da Agricultura/Suaf/SDA/EBDA/Adab e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) para a implantação de campos de cultivo de uma variedade de palma resistente à Cochonilha-do-Carmim, nos municípios da região de Juazeiro. A assinatura do documento vai marcar também o encerramento da 27ª edição do programa Seagri Itinerante, que será iniciada no dia 24, no município de Campo Alegre de Lourdes, passando por Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Casa Nova e Sobradinho, terminando em Juazeiro.

Visando resultados mais imediatos para assegurar a alimentação animal no período de estiagem, o secretário Eduardo Salles vai solicitar à  Agrovale que amplie a produção de bagaço de cana hidrolisado, usado na geração de energia, para atender à demanda dos produtores de ovinos e caprinos. O bagaço da cana associado com o milho e a palma complementa a alimentação animal.

Essas providências foram debatidas durante reunião do secretário Eduardo Salles com o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco, Juvêncio Lustosa, da qual participou o subsecretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara e Raimundo Sampaio, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri (SDA); além de

Josival Barbosa, gerente de fomento à Produção Agropecuária de Juazeiro, e diretores da ACCOSSF.

“Não podemos ficar apenas em ações pontuais a cada ano. Nossa intenção é encontrar medidas específicas que dêem sustentabilidade ao semiárido”, disse Salles. O secretário lembrou que a ovinocaprinocultura é uma das sete cadeias produtivas prioritárias incluídas no programa Vida Melhor, lançado no ano passado pelo governador Jaques Wagner.

Palma adensada


As mudas produzidas nos campos que serão implantados serão distribuídas com os produtores associados à ACOSSFF no Território de Identidade Sertão do São Francisco, fazendo com que todos eles tenham em suas propriedades uma área de palma adensada. Isso, de acordo com o presidente da associação será de grande importância no sentido de viabilizar a convivência com o semiárido.

A Expovale vai expor cerca de 1.200 animais das raças Dorper e Santa Inês, dentre outras, e vai ainda sediar a 12ª Exposição Nacional Boer. A Bahia é o primeiro produtor nacional de caprinos e o segundo de ovinos, sendo Juazeiro a maior região produtora da Bahia. Para a abertura da Expovale foram convidados os presidentes da Faeb/Bahia e Faeb/São Paulo, respectivamente João Martins e Fábio Meireles.

A Expovale traz ainda como novidade a Exposição do Cavalo Nordestino, além de cursos e palestras sobre criação, manejo, sanidade em animais, abate, corte e preparação de pratos. A expectativa dos organizadores é de atrair  de 60 mil visitantes.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias