Caprinos e Ovinos

Expoagro - Ovinocultura como alternativa de renda foi destaque no espaço da Emater/RS-Ascar

A ovinocultura como alternativa de produção para a agricultura familiar foi o tema central apresentado no espaço da Emater/RS-Ascar, na Expoagro Afubra, feira destinada ao agricultor familiar e que encerra nesta sexta-feira, em Rio Pardo


Publicado em: 25/03/2013 às 08:00hs

Expoagro - Ovinocultura como alternativa de renda foi destaque no espaço da Emater/RS-Ascar

Em três dias de evento, no espaço destinado à Instituição, foram apresentadas técnicas e tecnologias que tem como finalidade o fortalecimento da agricultura familiar.

Um dos destaques da edição deste ano foi a inauguração da Casa da Ovelha, onde houve diariamente degustação de carne ovina. Também esteve presente o artesanato em lã com o Salão Gaúcho do Artesanato em Lã expondo e comercializando as mais variadas peças. Segundo o coordenador do espaço Carlos Correa da Rosa, a Instituição mostrou como a criação de ovinos pode se tornar uma alternativa de renda importante para o pequeno agricultor. “Estruturamos parcelas com duas opções de criação de ovinos: integrado com fruticultura e a campo”, salientou Rosa.

Outras áreas temáticas relacionadas à agricultura familiar como a produção de morangos, apicultura, fruticultura, bovinocultura de leite, piscicultura, turismo rural e o manejo ecológico do solo chamaram a atenção do bom público que passou pela Expoagro Afubra. “Todas as temáticas que mostramos na feira, estão no dia a dia da extensão rural e já estão consolidades”, afirma o coordenador.

Parceria

Pela primeira vez, a EmaterRS-Ascar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo dividiram algumas parcelas na Expoagro Afubra. Nos espaços onde foram apresentadas temáticas relacionada aos principais programas da Secretaria e executados pela EmaterRS-Ascar, como na piscicultura, no bovinos de leite, irrigação, agroicnustria familiar e da unidade de cooperativismo, técnicos de ambas instituições receberam os visitantes. Para o coordenador regional da SDR, Mauro Fernando Stein, a integração foi muito possitiva porque aproximou as instituição principalmente na prática da execução das políticas públicas.

Pavilhão da Agricultura Familiar

A Emater/RS-Ascar também esteve envolvida na organização do pavilhão da agroindústria familiar, onde 132 agroindústrias comercializaram gêneros alimentícios, plantas ornamentais e artesanato produzidos e beneficiados pela agricultura familiar. A produtora de Sinimbu, Iraci Jacaisch, que tem o artesanato como alternativa de renda na propriedade onde produz fumo, disse que vendeu muito bem as peças em chochê e as plantas ornamentais que expôs e sai satisfeita da feira. “Fizemos um bom dinheirinho”, disse.

Oficinas

Durante a Expoagro Afrubra, a Emater/RS-Ascar montou uma cozinha demonstrativa que mobilizou o público, especialmente por meio das oficinas de alimentação com a utilização de produtos da agricultura familiar. Foram escolhidas as receitas de pizza de morango com chocolate, suco de morango, bolo de beterraba, patê de ervas e queijão caseiro. Para apresentar as receitas, além de extensionistas da EmaterRS-Ascar, foram convidadas várias merendeiras da região, em uma referência às capacitações das manipuladoras das escolas. No último dia da Expoagro Afubra, houve o pré-lançamento do livro Resgate de Receitas – Produtos Tradicionais da Região do Vale do Cai.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias