Publicado em: 29/06/2012 às 13:10hs
A técnica do “Border Collie no pastoreio do rebanho de ovelhas” está sendo demonstrada na feira pela Associação Gaúcha de Border Collie – AGBC, através do pastoreio de um cão com um pequeno grupo de ovinos.
Tárcio Michelon observa o trabalho de Dino.
De acordo com o secretário executivo e sócio da entidade, Tárcio Michelon, um único cachorro pode cuidar de 100 a até 500 ovelhas. “O tempo ideal para iniciar o treinamento do animal é entre oito e doze meses de vida e dura, no mínimo seis meses”, destaca o profissional, que informa: “Um filhote recém desmamado custa, cerca de, R$ 1,5 mil e, treinado para os trabalhos da fazenda, chega a valer R$ 4mil”.
Segundo Michelon, a escolha pela raça para a atividade tem a ver com a seleção genética. “Tem funções do pastoreio que o Border Collie faz por instinto, e isso facilita”, explica ele, que completa: “Cães de outras raças não puras também podem ser treinados, mas não terão a precisão e a calma do Border Collie”.
A técnica do “Border Collie no pastoreio do rebanho de ovelhas” iniciou a 300 anos no Reino Unido e é utilizada no Brasil há, aproximadamente, duas décadas.
A técnica atraiu grande público no primeiro dia. Ela continuará sendo apresentada até o final da feira.
O Rural Show 2012 tem como tema principal “Dinâmicas, Negócios e Tecnologias – Valorizando a Agricultura Familiar e o Cooperativismo”. O evento é organizado pela Cooperativa Piá, Emater / ASCAR RS, Sicredi Pioneira e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, e encerra no dia 1º de julho.
Assista o vídeo do “Border Collie no pastoreio do rebanho de ovelhas” e conheça um pouco mais desta técnica.
Mais informações sobre a técnica do “Border Collie no pastoreio do rebanho de ovelhas” podem ser obtidas no site: www.agbc.com.br.
Fonte: Insider2 Comunicação Corporativa
◄ Leia outras notícias