Bovinos Leite

Simpósio debate manejo de vacas leiteiras em período de transição

O IV SBSBL – Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de leite vai mobilizar setor nos dias 24 a 25 de outubro pela qualidade do leite


Publicado em: 26/09/2013 às 13:20hs

Simpósio debate manejo de vacas leiteiras em período de transição

O encontro técnico que vai reunir produtores e profissionais das principais empresas de processamento de leite e derivados da Região Sul, nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês em Chapecó,SC vai abordar o tema na palestra “Estratégias para minimizar os efeitos negativos do período de transição de vacas leiteiras” com o PHD Prof. Dr. Ricardo Chebel - Universidade de Minnesota - USA. Durante o simpósio serão abordados temas como Gerenciamento da Atividade Leiteira, Melhoramento genético de bovinos de leite, Higiene Zootécnica em Bovinocultura Leiteira. As inscrições custam R$100,00 para profissionais e R$60,00 para estudantes e podem ser feitas no site WWW.nucleovet.com.br.

O presidente da Comissão Científica , o Medico Veterinário Everton Poletto  destaca que o setor leiteiro em Santa Catarina vem se consolidando rapidamente nos últimos anos, junto com as regiões noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná, formando hoje uma das maiores e mais dinâmicas bacias leiteiras do Brasil daí uma demanda crescente por mão de obra qualificada sendo fundamental a reciclagem e atualização técnica nas áreas de sanidade, manejo, genética e, particularmente, nos aspectos do bem estar dos animais.

“Pensando nestes aspectos e preocupados com a capacitação continuada dos técnicos da região sul do País, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas decidiu realizar o IV Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura Leiteira, tendo como seu principal objetivo trazer informações atuais sobre os aspectos mais importantes da cadeia leiteira, com discussões pertinentes e focadas na busca de uma maior produtividade para o produtor e para a agroindústria” destaca Poletto.

Programação focada

Um painel com a presença de representantes do Ministério da Agricultura  e Pecuária, Ministério Público e Sindileite vai debater a qualidade do leite abre oficialmente a programação do IV Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite. A abertura do painel e do encontro técnico será feita pelo médico veterinário e presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, João Batista Lancini na tarde do dia 24 de outubro.

Um dos temas de destaque da programação  é a importância dos cruzamentos na pecuária leiteira e novas ferramentas que serão debatidas na  palestra   “Cruzamentos em Gado Leiteiro” com o Prof. Dr. André Thaler Neto - UDESC - CAV , que vai abordar as últimas tecnologias em sistemas de cruzamento de raças como uma ferramenta cada vez mais viável para a melhoria genética do rebanho leiteiro e aumento na eficiência da produção de leite.

O Presidente do Nucleo Oeste de Medicos Veterinários e Zootecnistas, João Batista Lancini destaca a escolha dos temas , focados nas demandas regionais "A programação do  Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de  Leite é elaborada com base nas demandas pesquisadas entre os principais profissioanais de agroindústrias e cooperativas. Buscamos palestrantes nos maiores e mais avançados centros de pesquisa do setor", afirma Lancini.

Mais informações no site www.nucleovet.com.br ou através do telefone 49 3329 1640 com Xyka. Dúvidas pelo email nucleovet@nucleovet.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos Eliana Panty

◄ Leia outras notícias