Bovinos Leite

Rumos do Programa do leite no RN

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Vieira, representantes de outras entidades rurais do estado e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RN se reuniram na tarde desta segunda-feira, 23 de julho, com a a governadora Rosalba Ciarlini para tratar de temas que envolvem a bacia leiteira potiguar


Publicado em: 24/07/2012 às 12:00hs

Rumos do Programa do leite no RN

Na conversa, a governadora ouviu o pleito das entidades, que desejam um aumento no valor pago aos produtores rurais que fornecem leite para o programa governamental, que passaria dos atuais R$ 0,93 o litro  para R$ 1,00. Também pediram o fim das especulações sobre a compra de leite em pó para o incremento no Programa do Leite.

De acordo com o presidente da FAERN, José Vieira, esses dois pontos são fundamentais para as entidades rurais. “Acredito que toda a sociedade sabe da importância do Programa do Leite e dos seus benefícios para a cadeia produtiva e para a população carente. E também deve saber sobre a dificuldade que é produzir no meio dessa seca brava e com insumos aumentando todos os dias. É por isso que pedimos um preço justo para os produtores de leite. Somado a isso, também queremos o fim dessa possível compra de leite em pó para suprir a demanda do programa. Com essa alternativa, a cadeia leiteira e os seus inúmeros produtores é que perderão”, ressaltou Vieira.

Comissão formada

Na reunião com Rosalba Ciarlini, as entidades e o Governo decidiram formar uma comissão que deverá analisar os próximos passos do Programa do Leite e o possível aumento no preço pago pelo litro de leite aos produtores. A primeira reunião do grupo, formado pela direção da Faern, Anorc, Sinproleite, Sindileite e secretarias do governo, deverá ocorrer nesta quarta-feira (25) na sede da Secretaria de Agricultura do RN (Sape), às 09:00h.

O presidente da Federação da Agricultura explicou que  essa comissão vai analisar também outros pontos tocados na reunião com a governadora. “Iremos conversar sobre a compra do bagaço de cana para incrementar a alimentação de nosso rebanho e também sobre a isenção de ICMS para as indústrias leiteiras”, explicou José Vieira.

Na reunião, os dirigentes de entidades rurais também entregaram para a governadora um documento com pedidos e apontamentos de melhorias para o setor rural. “É a nossa contribuição. As nossas sugestões e o pedido de uma maior valorização do homem do campo”, resumiu o presidente da Anorc, José Teixeira Júnior.

A reunião, proposta pelo presidente do Conselho do Sebrae, Silvio Bezerra, também contou com a presença do presidente da Fiern, Amaro Sales, do superintendente do Sebrae no estado, Zeca Melo, e de outros dirigentes de entidades rurais e membros do Conselho Deliberativo do Sebrae.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAERN

◄ Leia outras notícias