Bovinos Leite

RS: Seca reduz produção de leite em até 1 milhão de litros

A quebra na safra de milho e a redução da área de pasto no Rio Grande do Sul causaram prejuízos de R$ 24 milhões, com redução na captação de 1 milhão de litros por dia. A informação é de um levantamento da Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL) e compara os meses de dezembro/2011 e janeiro/2012


Publicado em: 20/01/2012 às 09:20hs

RS: Seca reduz produção de leite em até 1 milhão de litros

O grande problema é que a perda se agravará quando dependermos da alimentação oriunda desta safra. Os estoques estão acabando e a entrada da alimentação deste ciclo é de baixíssima qualidade", destacou o diretor financeiro da comissão de leite da Farsul. Com escassez de insumos, a tendência é de queda na qualidade do produto final e elevação dos custos para indústria.
 
O presidente da ADL, Ernesto Krug, explicou a silagem utilizada ainda é do estoque do ano passado, mas a alimentação (silagem e feno) que já começa a ser utilizada é de pior qualidade. “Por isso, a ´previsão é de dificuldade para alimentação do gado nos próximos 90 dias”, revelou.

O Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), que representa 90% da captação de leite concentrada em 32 indústrias do Estado, estima que a média de produção em janeiro seja inferior a 8 milhões de litros por dia, quando o potencial do mês permitiria pelo menos 9,5 milhões de litros diários. O resultado, na opinião do secretário-executivo da entidade, Darlan Palharini, também afeta diretamente o setor industrial.
 
Palharini acredita que os preços só devem ser alterados a partir de março e descarta qualquer possibilidade de falta de leite no mercado interno que, segundo ele, consome apenas 40% do que é produzido no Estado.
 
Apesar do panorama, Palharini ainda especula que não serão registradas baixas nas vendas externas. Isso porque, dos cinco estados do País superavitários em leite (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Goiás), somente Goiás não enfrenta intempéries que incidem diretamente na produtividade do setor.

Fonte: Jornal do Comércio

◄ Leia outras notícias