Publicado em: 23/03/2012 às 15:30hs
Na busca por melhorias para a atividade leiteira no norte do Espírito Santo, a diretoria da Associação dos Produtores de Linhares e região (APL) esteve reunida, na última segunda-feira (19), com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), na sede da entidade, em Vitória.
A APL apresentou um projeto de parceria com a Faes para implantação de um programa de assistência técnica para os pecuaristas associados. De acordo com o presidente Cirilo Pandini Júnior, presidente da APL, a Federação foi receptiva com a proposta. “Eles mostraram interesse. O objetivo da Faes é ampliar esse programa de assistência na pecuária para várias regiões do Estado, como já acontece em Santa Teresa. O Senar também deu todo apoio em relação aos treinamentos que serão necessários para capacitar os trabalhadores”, afirmou Pandini.
Outra solicitação feita na reunião foi a criação de um fundo para indenizar os produtores no caso de necessidade de sacrifício dos bovinos contaminados pelas doenças brucelose ou tuberculose. “Isso é importante para manter a sanidade do rebanho sem que o produtor fique no prejuízo”, afirmou Fernando Nunes Massete, veterinário e vice-presidente da APL.
A reunião teve a participação também do coordenador de formação profissional do Senar/ES, Fabrício Gobbo, e do médico veterinário do projeto Balde Cheio de Montanha, Wesley Bada.
Preço de venda do leite da APL continua acima do mercado
Os associados da APL continuarão vendendo seu produto com preços acima do praticado no mercado nos próximos três meses. Um acordo firmado nesta semana com um laticínio do norte capixaba manteve o valor de R$0,92 pago ao litro do leite. A notícia foi comemorada pelos produtores que, após a venda em conjunto pela associação, estão com o produto mais valorizado. O valor será pago em abril, maio e junho, podendo ocorrer variações positivas no caso de aumento do preço do produto no mercado.
Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias