Publicado em: 20/12/2012 às 16:10hs
A constatação ocorreu na Exposição Nacional da Raça Holandesa (EXPOHOL), realizada em novembro passado, durante a Feileite, em São Paulo. Participaram dos julgamentos 80 fêmeas, trazidas por 17 criadores do Paraná e de São Paulo.
O melhor criador HVB foi Márcio Maciel Leite, do Sítio do Charco, também segundo melhor expositor e segundo melhor afixo (EMIELE). O melhor expositor foi Hendrik de Boer Jr., também segundo melhor criador e melhor afixo (BUR JR).
Wiliam Tabchoury, gerente de Desenvolvimento Leite da central de genética CRV Lagoa, participou pela primeira vez da exposição, sagrando-se o 4o melhor criador e expositor, além do 5o melhor afixo (BEKAA). "Foi uma experiência muito gratificante, especialmente pelo fato de apresentar fêmeas provenientes de um sistema de manejo normal de fazenda, mas que demontraram a sua qualidade nas pistas", ressalta.
"A variedade holandesa vermelho e branco vem crescendo no Brasil e em várias partes do mundo, em função de três características muito importantes: maior mérito genético para produção da sólidos; maior robustez e pelagem com melhor adaptação ao clima quente e insolação", explica Wiliam Tabchoury.
Destaque, ainda, na EXPOHOL-HVB 2012 aos touros da CRV Lagoa, que ficaram muito bem posicionados, com destaque para TEQUILA, CLASSIC, RENO, ITÚ FIRE, KIAN, BEAUTIFUL, SCOOTER e FIDELITY, dentre outros.
A Holanda possui o maior e melhor rebanho vermelho e branco do mundo, com 330 mil vacas que produzem, em média, 9.079 kg de leite, com 4,46% de gordura e 3,60% de proteína, em regime de 2 ordenhas, sem o uso de BST. "Isso comprova o elevado potencial de produção de leite e sólidos do HVB da Holanda", ressalta Tabchoury.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicação
◄ Leia outras notícias