Bovinos Leite

Projeto de melhoramento genético do gado girolando chega a Goiás

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), Antônio Flávio Camilo de Lima, vai assinar termo de cooperação técnica com o chefe da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Machado, e o presidente da Emater, Luiz Humberto Guimarães


Publicado em: 30/05/2012 às 16:10hs

Projeto de melhoramento genético do gado girolando chega a Goiás

A solenidade será realizada hoje, às 18 horas, no estande da Seagro no Parque de Exposições Pedro Ludovico, em Goiânia. A cooperação vai possibilitar a produção de embriões de gado girolando no laboratório de reprodução animal situado na Embrapa Arroz e Feijão, onde será instalado o Centro de Multiplicação Genética de Bovinos em Goiás.

A parceria visa a estimular e disseminar a utilização da transferência de embriões como técnica para o melhoramento genético do rebanho bovino, ação que possibilita o aumento da produção de carne bovina e de leite. Em condições normais, uma vaca que tem vida útil de oito anos pode gerar oito crias durante sua idade reprodutiva. Por meio da nova técnica esse número pode aumentar para 412 embriões durante toda a vida do animal.

A técnica também promove melhor aproveitamento dos espaços destinados à produção de carne e leite, e consequente aumento da geração de emprego e renda no meio rural. O projeto piloto será implantado em Quirinópolis, e seus resultados devem ser apresentados até o mês de novembro. A estimativa é que até o começo do ano de 2013 o projeto possa se expandir para outros municípios de Goiás, sendo que no primeiro momento serão disponibilizados cinco mil embriões que devem ser distribuídos em 250 propriedades rurais.

Fonte: Goiás Agora

◄ Leia outras notícias