Publicado em: 16/01/2025 às 12:00hs
No final de 2024, cerca de 12 mil doses de sêmen bovino foram entregues a produtores rurais de 11 municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, atendidos pela Unidade Regional da Emater-MG de Juiz de Fora. A ação integra o programa Mais Genética, que é viabilizado por meio de emendas parlamentares estaduais destinadas à Emater-MG, em parceria com as prefeituras locais.
Lançado em 2021, o programa tem como objetivo a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino mineiro, utilizando inseminação artificial e oferecendo suporte técnico. Além disso, busca reduzir os custos de produção e aumentar a renda das famílias rurais.
As doses de sêmen distribuídas aos municípios foram adquiridas com recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada estadual Delegada Sheila. O material genético inclui as raças Holandês, Jersey, Gir Leiteiro, Nelore e Sindi, com um investimento total de R$ 110 mil. Os municípios atendidos foram Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Coronel Pacheco, Ewbank da Câmara, Oliveira Fortes, Pedro Teixeira, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Deserto, Santos Dumont, Seritinga e Simão Pereira. As prefeituras foram responsáveis pela distribuição das doses, além de oferecer inseminadores e veterinários sem custos aos produtores.
Segundo Antônio Domingues, coordenador regional de Bovinocultura da Emater-MG, a melhoria genética é um processo gradual. "Genética é como uma escada, subimos degrau por degrau. A melhoria vem aos poucos", afirma Domingues. Ele prevê que o impacto será mais perceptível após três ou quatro anos, quando as bezerras resultantes da inseminação começam a produzir leite.
Emerson José de Carvalho, pecuarista de Coronel Pacheco, está participando do programa. Sua propriedade, que atualmente conta com nove vacas da raça Gir, produz 100 litros de leite por dia. Buscando melhorar a produção, Emerson planeja inseminar seu rebanho com sêmen da raça Gir Leiteiro. "Hoje eu estou tranquilo porque, para o meu rebanho, esse programa é tudo. A gente tem o inseminador e o veterinário de graça, além do apoio total da Emater", afirma Emerson.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias