Bovinos Leite

Pfizer expande os marcadores de DNA bovinos Clarifide para gado de leite

Por meio da análise genética de 30 características, a tecnologia orienta decisões de seleção e manejo a partir do potencial produtivo e reprodutivo das fêmeas


Publicado em: 04/04/2012 às 08:05hs

Pfizer expande os marcadores de DNA bovinos Clarifide para gado de leite

Parece até ficção científica: uma simples amostra de sangue é capaz de revelar, por exemplo, se uma vaca e suas descendentes produzirão mais leite ou qual será a quantidade de proteínas e gorduras em seu leite – informações importantes para a fabricação de queijos de melhor qualidade. Estas são apenas algumas das predições genéticas que podem ser feitas com Clarifide para gado de leite, um amplo painel de marcadores de DNA bovinos que a Pfizer Saúde Animal traz agora ao Brasil.

Voltada para fêmeas das raças Holandês, Jersey e Pardo Suíço, a nova tecnologia identifica o potencial genético de cada animal em 30 características economicamente importantes de produção, saúde e composição corporal, além de gerar nove índices compostos. Os marcadores moleculares ou de DNA são indicadores de variações que podem existir nos genes de cada um dos animais e que estão associadas à expressão de uma característica.

“No caso de Clarifide, é possível analisar facilidade de parto, força, estatura, produção de leite da fêmea, taxa de prenhez, duração da vida produtiva do animal, predisposição às mastites entre outras características fundamentais ao negócio. Trata-se do painel de marcadores de DNA mais completo para pecuária leiteira”, explica Pablo Paiva, gerente de Vendas e Marketing da linha de Genética da unidade de negócios Bovinos da Pfizer Saúde Animal.

A tecnologia oferecida no Clarifide foi desenvolvida pelo AIPL (Animal Improvement Programs Laboratory) do USDA (United States Department of Agriculture) e seus colaboradores. Ao revelar aos pecuaristas predições genéticas sobre as fêmeas avaliadas em qualquer idade, Clarifide permite que os criadores leiteiros sejam capazes de tomar decisões confiáveis na seleção e acasalamento dos animais cada vez mais cedo.

A análise dos resultados das avaliações feitas pelo Clarifide permite aos pecuaristas leiteiros selecionar fêmeas que trarão maior retorno financeiro ao longo de sua vida, levando em consideração pontos genéticos fortes e fracos. Para a maioria das características, levaria a vida toda de uma vaca, ou mais, para se obter dados suficientes de produção e de progênie (crias do animal) para se alcançar a mesma precisão das predições feitas com Clarifide.

Segundo Pablo Paiva, o grau de confiabilidade de Clarifide para característica Duração da Vida Produtiva, por exemplo, é comparável à confiabilidade de dados de 50 filhas. No entanto, agora esta informação pode ser obtida a partir do nascimento da bezerra por meio da análise genética feita com esta nova ferramenta.

Desta forma, Clarifide soma-se às demais ferramentas já consolidadas para o melhoramento genético do rebanho, trazendo mais precisão científica às avaliações. “Além disso, as análises de características relacionadas à quantidade e qualidade do leite podem contribuir para que haja, ao final da cadeia produtiva, laticínios melhores na mesa do consumidor”, ressalta o executivo.

Mérito Líquido

Outro diferencial do lançamento que deve contribuir para o incremento da produção leiteira é o índice composto Mérito Líquido, que expressa a expectativa de lucro ao longo da vida de uma fêmea em comparação com a base da raça. Criado no esforço de identificar fêmeas com maior potencial de permanecer no rebanho por mais tempo e de ser mais rentáveis, Mérito Líquido contempla características relacionadas à produção, saúde, longevidade e facilidade de parto.

De acordo com Pablo Paiva, atualmente o descarte nos rebanhos bovinos leiteiros ocorre principalmente por conta de problemas de reprodução, de locomoção e mastite. “A atenção especial nas características reprodutivas e de saúde leva a uma maior rentabilidade pela identificação de fêmeas mais produtivas e menos suscetíveis ao descarte”, completa.

 Na prática
 
Os produtores interessados podem contatar o representante da Pfizer Saúde Animal de sua região e obter um kit para coleta de amostra de sangue das fêmeas. A coleta das amostras para análise do DNA pode ser feitas em bezerras (a partir do nascimento), novilhas e vacas adultas. A partir daí, o material é enviado para a Pfizer, que produz o relatório de avaliação. Com as informações em mãos, o pecuarista pode estabelecer um perfil genético das fêmeas ainda bastante jovens e tomar precocemente decisões de seleção e acasalamento. A identificação de animais geneticamente superiores e/ou inferiores permite ainda aos pecuaristas gerenciar mais efetivamente as instalações, nutrição, manejo e investimentos.

 Atuação em genética bovina

 A área de genética molecular é extremamente estratégica para a Pfizer Saúde Animal, sobretudo por trazer de uma forma antecipada para o pecuarista informações sobre o potencial genético do rebanho. No caso do Brasil, a Pfizer vem investindo, desde 2008, em pesquisas locais com o objetivo de desenvolver testes genéticos específicos para o rebanho nacional de corte. A companhia iniciou suas atividades comerciais neste segmento, no País, em setembro de 2010, com o lançamento de Clarifide Nelore, painel de marcadores de DNA para a raça zebuína Nelore.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias