Publicado em: 01/10/2012 às 17:30hs
Aproximar a pesquisa em leite ao setor de produção é foco de interesse da Embrapa. Além disso, proporcionar melhorias na produtividade leiteira e tornar o setor mais competitivo e sustentável no município e na região com vocação leiteira, são metas a alcançar em um dia de campo preparado pela equipe de pesquisadores da área na Estação Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas(RS), no próximo dia 17. A atividade prevê quatro estações diferentes de visita pelo público participante. Duas visitações pela manhã e pela tarde, realizadas simultaneamente.
Primeiro os participantes vão se dirigir ao Laboratório de Leite, onde serão mostradas como são feitas as análises, coleta e remessa de amostras, como se dá o diagnóstico do leite instável não-ácido (Lina) e quais as técnicas de reprodução adotadas pela pesquisa em leite. No mesmo turno, serão conhecidos os manejos com cria de terneiras e a recria de novilhas leiteiras, e também, o manejo de búfalos para leite e corte.
O manejo adequado para as fases de pré-parto, de lactação, incluindo alimentação e manejo de dejetos, e de secagem de vacas serão apresentados no Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, o Sispel, à tarde. Os participantes vão percorrer ainda os campos experimentais, para verificar de perto as condições das forrageiras estabelecidas nos sistemas de integração lavoura-pecuária e a vitrine de forrageiras de cultivares da Embrapa.
Seminários regionais sobre leite
A partir do comprometimento de várias entidades, a Embrapa está articulando-se com outras regiões do Estado para fortalecer o setor produtivo. Segundo o chefe-geral, Clenio Pillon estas iniciativas buscam qualificar as demandas de pesquisa e desenvolvimento e estabelecer planos de ação para melhoria da qualidade do produto leite. “Nosso planejamento pressupõe a realização de seminários regionais em áreas estratégicas do Estado e vocacionadas ao tema da pecuária leiteira”, confirmou.
Uma série de seminários regionais estão sendo programados. No próximo dia 9, acontece o seminário da cadeia produtiva do leite na região da Serra Gaúcha, no município de Veranópolis (RS). Outro ponto agendado é Santa Rosa e municípios daquele entorno.
À frente dos seminários está o diretor executivo da Empresa, Waldyr Stumpf Jr acompanhado pela chefia geral e pela equipe de pesquisadores da área do leite da Embrapa Clima Temperado.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
◄ Leia outras notícias