Bovinos Leite

Pecuária de leite perde Jaguar TE do Gavião

Jaguar continuará sendo um dos grandes destaques da bateria Gir Leiteiro da CRV Lagoa com sua genética disponível ao mercado


Publicado em: 18/12/2012 às 12:50hs

Pecuária de leite perde Jaguar TE do Gavião

A pecuária nacional perdeu neste mês de dezembro de 2012, o grande Jaguar TE do Gavião, um dos mais importantes touros de toda a história do Gir Leiteiro. Raçador de destaque, que integrou a bateria da CRV Lagoa. Foram 13 anos e sete meses de uma trajetória sublime, acumulando títulos, recorde de valorização e recordes de suas filhas (nacionais e internacionais).

Touro de Destaque do Sumário PNMGL – ABCGIL/EMBRAPA, Jaguar sempre esteve entre os primeiros do ranking para PTA Leite, e, nos últimos anos, fez as recordistas de produção e grandes campeãs Sampa, Iname, Mitra, Índia, entre inúmeras outras, e, mais recentemente, a Grande Campeã Inércia FIV F Mutum.

Atual 3º colocado no Ranking PNMGL, com PTA de 511,5 kg de leite e 87% de confiabilidade, melhorador de úberes e avaliação linear espetacular, Jaguar é o atual líder absoluto da biotecnologia de FIV no Brasil e em países que utilizam a genética de sêmen sexado de fêmea do Gir Leiteiro, tanto para acasalamentos com fêmeas da raça, como holandesas, além de cruzamentos para obtenção do melhor Girolando.

Jaguar destacou também no Girolando, com sua filha recordista absoluta Vaca Jovem ½, BB Milk Nugget, dentre várias outras doadoras de destaque ¼ e ½.

Jaguar nasceu em 22 de março de 1999, na Fazenda Gavião. Era de propriedade de Carlos Roberto Caldeira Brant, também seu criador, e de Eduardo da Costa a partir de 08 de maio de 2009, quando 50% das cotas foram comercializadas em Uberaba (MG). Temperamento manso e fertilidade são as marcas registradas que Jaguar deixa para a pecuária de leite. “A linhagem Gavião já revelou para o Brasil importantes animais da raça Gir, como o próprio Jaguar, touro bastante utilizado, e inúmeras doadoras de destaque”, destaca Brant.

“Jaguar é unanimidade na atualidade como o touro mais importante do Gir Leiteiro em excelência em sistema mamário e produção de leite em sua progênie. Suas filhas são equilibradas em estatura, harmonia de conjunto e excelente pigmentação, úberes sensacionais, com correção de tetos quanto a comprimento e diâmetro, e sustentação forte através dos ligamentos anterior e central”, destaca Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite da CRV Lagoa.

“Jaguar se despede, mas fica todo o seu legado, pois a sua genética continuará contribuindo para a evolução do Gir Leiteiro e do Girolando, uma vez que a CRV Lagoa continuará comercializando sêmen convencional e sexado de fêmea. Jaguar será lembrado para sempre pela equipe da Central, pelos seus proprietários, pelos criadores e selecionadores, produtores de leite e pessoas que o conheceram e tiveram a oportunidade de convívio, pois foi um animal sem igual, manso, amigo, cativante, e, com o seu olhar, expressava bondade e sempre pedindo um carinho, um afago a quem o visitasse em seu piquete”, completa a gerente.

Mais informações sobre o touro e os produtos e serviços da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias