Bovinos Leite

Oficina prevê definir controle leiteiro

Criação de bases oficiais pretende assegurar a produção quantitativa e qualitativa do leite


Publicado em: 22/08/2012 às 08:10hs

Oficina prevê definir controle leiteiro

No próximo dia 23, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) em conjunto à Câmara Setorial do Leite promovem uma oficina sobre Controle Leiteiro no Rio Grande do Sul. A intenção é definir as bases técnicas e estratégias para implementação de um programa oficial de controle no Estado. O evento ocorrerá na Sede da Embrapa, na BR 392, km 78, a partir das 10h, com a participação de representantes da Seapa e de diversas entidades envolvidas na cadeia.

O controle leiteiro consiste na pesagem e no registro da produção individual das vacas leiteiras de cada rebanho. É feito com o objetivo de avaliar a produção quantitativa e qualitativa do leite por vaca e por lactação. Como vantagens, identificação dos reprodutores com maior potencial genético; auxílio na tomada de decisões de manejo; certificação de qualidade; além do estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento através da coleta de informações oficiais.

Na programação, consta a apresentação do marco atual e legal do controle leiteiro no Rio Grande do Sul; e a discussão, definição e encaminhamento das bases para criação de um programa oficial. Como metas para o futuro, visam-se a elaboração de um software para realização deste trabalho nas propriedades; a divulgação do projeto e cadastramento de produtores; a capacitação de produtores e técnicos; o cadastramento de novos animais; além da geração de informações oficiais e organização de eventos anuais de divulgação.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias