Publicado em: 06/03/2012 às 18:10hs
O tema é avançado: o emprego da nutrição de precisão em busca de maior eficiência alimentar com mínimo impacto ambiental. Esse será um dos destaques do maior evento sulbrasileiro do setor, o Interleite Sul 2012 (3o Simpósio sobre a Produção Competitiva de Leite) que reunirá 1.000 profissionais – produtores, industrializadores (laticínios), pesquisadores, técnicos, consultores, autoridades e estudantes – no período de 3 a 5 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nes, em Chapecó.
Nutrição de precisão será tema de palestra do pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Alexandre Pedroso, às 14 horas do dia 4 de abril. Pedroso é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP, com mestrado e doutorado em Ciência Animal e Pastagens. Foi consultor técnico em sistemas de produção de leite e corte. Atualmente é pesquisador da Embrapa, onde desenvolve trabalhos em nutrição de bovinos, com ênfase em manejo alimentar em sistemas intensivos de produção (pasto e confinamento), eficiência de uso de nutrientes e redução do impacto ambiental.
“Faremos uma completa e atualizada radiografia das inovações e tendências do universo do leite com os melhores especialistas e as maiores lideranças do segmento”, resume o coordenador geral Marcelo Pereira de Carvalho. A realização é do MilkPoint e AgriPoint, em parceria com o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários.
– “O Interleite Sul será a terceira edição do mais tradicional evento da pecuária leiteira do Brasil, focalizando a realidade e as necessidades da região Sul. O programa dessa edição foi cuidadosamente elaborado a partir da consulta a diversos técnicos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da experiência e visão de nossa equipe. O resultado foi um programa abrangente, tratando de importantes temas estruturais que interessam a toda a cadeia, além de temas aplicados sobre as principais áreas técnicas: qualidade do leite e mastite, sanidade, reprodução, pastagens, conforto e nutrição.”
TEMAS ATUAIS
Além do programa altamente qualificado, o Interleite proporciona integração, intercâmbio de informações e negócios. Mais de duas dezenas de palestras de alto nível compõem a programação.
Os temas em debate no Interleite Sul são: Ambiente institucional como fator de atração de investimentos para o setor leiteiro, Competição do leite com outras atividades agropecuárias no Sul do país: como manter o produtor de leite na atividade, Mudanças no perfil do produtor de leite no Brasil: possíveis cenários futuros, Integração na produção de leite faz sentido como ferramenta para o aumento da eficiência no setor leiteiro?, Desafios impostos pelas doenças da reprodução, Conforto térmico e bem-estar animal como fatores limitantes para a produtividade de banhos leiteiros, Como a criação da bezerra pode impactar sua vida produtiva futura, Nutrição de precisão em busca de maior eficiência alimentar, com mínimo impacto ambiental, Manejo de pastagens tropicais para o Sul do país: desafios, limitações e potenciais, Manejo de pastagens de inverno para o Sul do país na busca de maior conversão em leite, Novidades para o desafio de emprenhar vacas de alta produção em clima quente, Seleção de milhos transgênicos para produção de silagem: o que sabemos? e Estágio atual do conhecimento aplicado sobre vacinas para mastite bovina.
O coordenador geral Marcelo Carvalho informa que está confirmada a participação de diversas empresas, entre elas, a LBR e a Coopercentral Aurora, Agroceres, Bayer HealthCare, CRV Lagoa, Dow Agrosciences, MSD e Sulinox.
Informações sobre o evento e as inscrições estão disponíveis no site www.interleite.com.br/sul.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias