Bovinos Leite

MT: 82% da ordenha é feito de maneira manual

Conforme os dados do Diagnóstico, 82% dos entrevistados fazem a ordenha manual e 18% utilizam a mecânica


Publicado em: 20/04/2012 às 16:50hs

MT: 82% da ordenha é feito de maneira manual

Entre os produtores que produzem até 50 litros de leite/dia, apenas 4% fizeram uso desta tecnologia. Dos que produzem de 200 a 500 litros/dia, 90% usaram a tecnologia e aqueles que têm produção acima de 500 litros/dia utilizam 100% da ordenha mecânica. As dificuldades referentes à qualidade e quantidade de mão-de-obra impulsionaram os produtores a mecanizar suas ordenhas.

Outro desafio que a pesquisa apontou para a bacia leiteira de Mato Grosso foi a necessidade de aumentar a ação da assistência técnica aos produtores, visto que 83% dos entrevistados não a receberam em 2011. O presidente da Aproleite/MT considera o Diagnóstico uma ferramenta estratégica que auxiliará o planejamento da Associação para contribuir com o desenvolvimento da cadeia leiteira.

Outra característica importante é que boa parte dos produtores tem em média 50 anos de idade, escolaridade de 4,66 anos e 14,7 anos de tempo de profissão. A administração e a mão-de-obra da propriedade continuam sendo familiares, mas apenas 40% dos filhos querem permanecer na atividade. “É por isso que temos que nos focar na qualificação do produtor rural, incentivar para que os filhos destes produtores permaneçam na atividade e fazer com que o governo federal invista nesta cadeia”, afirma o presidente da Famato, Rui Prado.

Os resultados mostraram também que a grande maioria dos produtores não adota as práticas agronômicas recomendadas, como calagem, correção da fertilidade, adubação de cobertura e uso de defensivos. Porém, para seguir estas práticas, somente a reforma de pastagem custaria pelo menos 50% a mais do custo de produção. “Isso demonstra a importância de se facilitar o acesso ao crédito para investimentos e o desenvolvimento de políticas públicas para estimular o setor”, observou o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite/MT), Alessandro Casado.

Mato Grosso possui 20,9 mil propriedades leiteiras, que produzem em média 92,6 litros de leite por dia.

Fonte: Diário de Cuiabá

◄ Leia outras notícias