Bovinos Leite

Minas Sem Fome estimula pecuária leiteira no Triângulo Mineiro

Famílias do município serão beneficiadas com a entrega de um tanque de resfriamento de leite


Publicado em: 08/03/2012 às 14:10hs

Minas Sem Fome estimula pecuária leiteira no Triângulo Mineiro

Quatorze famílias do município de Veríssimo, no Triângulo Mineiro, serão beneficiadas com a entrega de um tanque de resfriamento de leite. O equipamento será repassado aos produtores nesta quinta-feira (8 ) e faz parte das ações do Minas Sem Fome. Com o tanque, as famílias vão agregar valor ao produto e evitar perdas.

O tanque foi doado à Associação dos Produtores Rurais de Piracanjuba e tem capacidade para 2 mil litros de leite. A produção das famílias beneficiadas chega a 900 litros/dia. Hoje, os produtores recebem cerca de R$ 0,76 por litro. Com o tanque de resfriamento da associação, eles esperam que esse valor chegue a R$ 0,90.

A falta de um local adequado para armazenar o leite é um problema enfrentado pelos produtores. Em muitos casos, isso compromete a qualidade do produto e gera sua desvalorização no mercado. O tanque de resfriamento evita que isso aconteça, mantendo o leite armazenado numa temperatura adequada, conservando a qualidade do produto.

Para a presidente da associação, Hilda dos Reis Pereira, o tanque de resfriamento é um estímulo a mais para os produtores. “Antes usávamos o tanque de uma cooperativa e tínhamos dificuldades para trabalhar. Agora estamos mais animados e temos boas perspectivas para o futuro”, diz a presidente.

De acordo com o extensionista da Emater-MG, Wagner Ester Pereira, a aquisição do tanque de resfriamento é uma passo importante para o grupo se manter no mercado. “O equipamento vai melhorar o preço final do produto, dará mais autonomia aos produtores na hora da comercialização já que eles poderão vender para quem oferecer melhor preço, e vai melhorar a qualidade do leite em função do armazenamento”, afirma o extensionista.

Minas Sem Fome

O Minas Sem Fome é uma iniciativa do governo de Minas Gerais, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater–MG, com apoio das prefeituras. O objetivo é implementar ações que contribuam para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente agricultores familiares. O Programa incentiva a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando a melhoria de suas condições de segurança alimentar e nutricional. A Emater–MG é responsável pela mobilização dos agricultores, compra e distribuição dos insumos e assistência técnica.

Fonte: Agência Minas

◄ Leia outras notícias