Publicado em: 24/09/2012 às 16:00hs
Na segunda reportagem da série “Minas do Futuro”, da Agência Minas, que revela como o Estado tem investido na produção de conhecimento, o tema é o Polo de Excelência do Leite, em Juiz de Fora. O órgão, ligado à secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi criado pelo Governo de Minas Gerais há cinco anos e vem sendo responsável por melhorar a qualidade do leite produzido na região.
O objetivo da iniciativa é transformar o Estado, que é líder na produção leiteira, em referência também em qualidade e inovação. O Polo de Excelência do Leite funciona dentro da Embrapa Gado de Leite e atua junto aos produtores, laticínios e instituições de ensino.
Com a assistência de uma empresa neozelandesa, o órgão implantou o Sistema Mineiro de Qualidade do Leite, que já é referência para outros estados, graças à melhoria alcançada na produção.
Série “Minas do Futuro”
A sequência de reportagens publicada na Agência Minas começou com uma matéria especial sobre o Polo de Excelência em Florestas. Os polos de excelência de Minas Gerais contemplam setores estratégicos para a economia do estado. O objetivo é tornar cada um desses centros uma referência nacional e internacional em ciência, tecnologia e inovação.
O Governo de Minas investiu mais de R$ 60 milhões na criação dos Parques Tecnológicos no Estado. Além de Viçosa, já existem no estado o BHTec, em Belo Horizonte, e outros quatro parques em implantação em Uberaba, Lavras, Itajubá e Juiz de Fora.
A terceira e última reportagem da série, no dia 24 de setembro, vai mostrar como funciona um Parque Tecnológico. A série, em áudio e vídeo com qualidade HD, pode ser reproduzida por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. Não deixe de conferir!
Fonte: Agência Minas
◄ Leia outras notícias