Bovinos Leite

Mercoláctea terá leilão de elite da raça holandesa

Pela 1ª vez animais de alta genética serão comercializados na maior feira de lácteos do sul do Brasil


Publicado em: 23/10/2012 às 19:20hs

Mercoláctea terá leilão de elite da raça holandesa

A quarta edição da Mercoláctea – feira que vai reunir a cadeia produtiva do setor do leite, em Chapecó reserva grandes inovações, como o I Leilão de Elite com gado leiteiro da raça holandesa. O evento é organizado pela empresa paulistana WVMais Leilões e vai ocorrer no dia 10 de novembro, ás 13 horas, no Parque de Exposições da Efapi, paralelamente à feira. A Mercoláctea é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

O plantel disponibilizado para comercialização pertence à Fazenda Rialex, de Chapecó, e é formado por 190 animais - 100 fêmeas em lactação, 50 novilhas e 40 bezerras. A Rialex produz ha 52 anos, utilizando o método de inseminação artificial desde o período de fundação da cabanha. A produção média do plantel é de 30 litros por animal/dia, mas há animais com produção diária de mais de 50 litros de leite.

“O leilão representa um momento único no Estado, em que serão colocados à disposição do produtor, sem qualquer reserva, animais com um patrimônio genético fantástico, possibilitando o incremento de todo o plantel catarinense”, explica o proprietário do plantel, Ricardo Lunardi.

A raça holandesa é considerada a mais produtiva e de maior trabalho de melhoramento genético entre todas as raças bovinas do mundo. “Para o produtor é uma grande oportunidade de adquirir animais com ótima genética e sanidade animal. O plantel leiloado é um dos melhores da região”, avalia o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó e vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Américo do Nascimento.

Produtores de diversas regiões do estado estão sendo mobilizados pelos Sindicatos Rurais, com o apoio da FAESC, para a visitação da feira. “É importante que o produtor aproveite o evento para conhecer as novas tecnologias, participar dos leilões e aprender com os grandes nomes que estarão presentes nas palestras técnicas”, explica Américo do Nascimento.

As condições de pagamento do leilão serão diferenciadas. O comprador poderá parcelar o valor em 24 parcelas, sem juros, com frete gratuito para carga cheia à distância de até 500 km, ou para meia carga à distância de até 250 km. O valor dos animais será baseado na tabela comercial utilizada na região. O leilão será transmitido ao vivo no Novo Canal, freqüência 1100 Mhz.

O cadastro para participação no leilão poderá ser efetuado no site www.wvleiloes.com.br ou durante o evento.

Fonte: Mercoláctea 2012

◄ Leia outras notícias