Bovinos Leite

Média de produção das vacas na Holanda supera 30 mil kg de leite em 5 anos

Com ganho adicional de 218 kg de leite, a média de produção de todo o rebanho leiteiro registrado na Holanda está, agora, em 30.536 kg de leite, considerando apenas cinco anos consecutivos de lactação


Publicado em: 23/10/2012 às 10:10hs

Média de produção das vacas na Holanda supera 30 mil kg de leite em 5 anos

Esses dados ficam ainda mais consistentes quando se verifica que a produção superior a 30 mil kg de leite contém 4,37% de gordura e 3,51% de proteína, confirmando a característica de alto índice de sólidos no leite naquele país. Além disso, o intenso programa de melhoramento genético do rebanho holandês também é focado na busca da fertilidade, o que mantém o intervalo de partos em 417 dias.

O relatório completo de produção do rebanho aponta a raça holandesa preta e branca no topo da lista, com média de 9.888 kg de leite (4,33% de gordura e 3,52% de proteína) em 359 dias de lactação. Na sequência, vem a raça vermelha e branca, com produção de 9.052 kg de leite (4,55% de gordura e 3,60% de proteína) em 349 dias de lactação.

"Longevidade, elevadas produções de leite e conformação funcional são as marcas registradas da seleção genética da Holanda. Essas características, em conjunto, colocam o rebanho leiteiro daquele país com uma das mais elevadas produções vitalícias do mundo. Isso significa maior retorno técnico e econômico para os produtores de leite, que conseguem se diferenciar no mercado. Esta busca pela diferenciação - a partir do melhoramento genético do rebanho voltado para o aumento da rentabilidade - é válida para qualquer parte do mundo, especialmente para o Brasil, que tem enorme potencial de aumento da produtividade do rebanho leiteiro nacional", ressalta Wiliam Tabchoury, gerente do Departamento de Leite da central de genética CRV Lagoa.

Sobre a CRV Lagoa


Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, organização belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.  Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros.

Para mais informações ligue para (16) 2105-2299 ou acesse crvlagoa.com.br. A CRV Lagoa também esta presente nas redes sociais: facebook.com.br/CRV Lagoa; twitter.com/crvlagoa e www.youtube.com.br/tvcrvlagoa.